MV Norte & Nordeste 26
38 O vigor do mundo digital O universo online desafia o mundo empresarial com ferramentas que agilizam o alcance e a fidelização de clientes Em 2018, os investimentos em publici- dade digital representaram 14,8% em relação ao volume total das mídias, con- forme pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp-Meios). Em dois anos evoluiu para 26,7%, e há quem garanta que avançará rapidamente sobre as mídias ditas convencionais, como tv, rádio, jornais e revistas. Em 2020, o úni- co saldo positivo referente a gastos com publicidade entre todas as mídias foi das plataformas digitais, com um total de R$ 3,7 bilhões, potencializado pela Co- vid-19. A estimativa para 2021 é ultra- passar a casa dos R$ 5 bilhões. O processo acelerado de migração para o ambiente online tem sido fortemen- te impulsionado por benefícios, como a oportunidade de alcançar as pessoas que se interessam e se identificam com sua marca, diferentemente de uma vei- culação em rádio ou tv, atingindo mais pessoas que, talvez não tenham o me- nor interesse na oferta. Outra vantagem é a mensuração dos resultados de uma campanha em tempo real, permitindo fazer ajustes quando necessário. Mais um incentivo é a redução de custos, sem falar do retorno sobre o investi- mento (ROI) bem maior e mais rápido. Mas observe que estamos falando do marketing B2C. No caso do chamado marketing B2B as mídias tradicionais, e que oferecem um conteúdo mais estra- tégico, continuam sendo as preferidas, inclusive com grande parte dos lojistas preferindo as mídias impressas. O mundo online é muito mais simples do que se imagina e aqui vai um aler- ta: se o seu negócio é focado no con-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz