MV Norte & Nordeste 26
41 e o que precisa contratar. “Existem tec- nologias prontas que vão te fazer acelerar e existem aquelas que são fundamentais para você dominar. Agora não se iluda que comprando tecnologia vai avançar mais rápido. O talento mais importante continua sendo o humano, e investir nas pessoas, com a cultura certa da empresa, e aí então com as melhores ferramentas nunca sairá de moda”, afirma. É difícil prever o que acontecerá com a publicidade digital nos próximos anos, pois as inovações surgem de forma mui- to rápida. Cinco anos atrás não tínha- mos o uso de vídeos tão forte quanto agora, as conexões eram lentas. Hoje com o 5G é possível investir nisso e ter muitos resultados. “Em relação a publi- cidade convencional como foi chamada, acredito que não há mais diferença entre os ambientes, tudo converge sobre como a marca conversa com seu consumidor seja off, seja on ou ponto de venda. Tudo tem que ter sinergia e se complementar, quem fizer isso sem dúvida terá ótimos resultados”, diz Rodolfo Benetti. No caso do destino das verbas publici- tárias, Benetti não tem dúvida de que o digital será cada vez mais valorizado. “À medida que empresas tradicionais começarem a compreender como o di- gital é escalável, como podem medir cada centavo investido relacionando ao faturamento, provavelmente veremos um crescimento muito grande”, prevê o diretor da Orgânica Digital. “As pessoas entenderam que podem fa- zer quase tudo sem sair de casa, e muitas gostaram dessa comodidade. Os lojistas precisam fortalecer não apenas a expe- riência digital na apresentação de seus produtos, mas principalmente a boa experiência digital. Isso vai desde um e-commerce de carregamento rápido, até um atendente humano para tirar dúvidas, fazer uma entrega sem surpre- sas indesejadas”, indica Carlo Manfroi, CEO da Qualé Digital. “As lojas tendem a focar na boa experiência com a de- monstração do produto, uma espécie de showroom para quem quiser ver e tocar no produto. E a venda pode ser quase toda digital”, complementa. A publicidade online não completou duas décadas e olha o que mudou. “A gente cai da cadeira”, se espanta Augusto Rocha. “Veja a Magalu cinco anos atrás e hoje, uma das maiores empresas do país. A Linx, que hoje é Stone, a Totvs e Locaweb estavam em um patamar bem diferente, e foram as aquisições de va- rejo que mudaram esse cenário. Minha previsão para os próximos cinco anos é que eles serão muito animados, haverá muita transformação, e quem abraçar as mudanças certamente sairá maior de- pois desse período”, profetiza. A publicidade online oferece caminhos interessantes para divulgar negócios e ganhar dinheiro. As oportunidades es- tão aí para todos.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz