MV Norte & Nordeste 26
43 Abordagem omnichannel Estratégia de uso simultâ- neo e interligado de dife- rentes canais de comuni- cação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimoran- do a experiência do clien- te. Serve para unificar as comunicações e ações on e off, refinando a experiên- cia do cliente em ambos os canais e permitindo a con- vergência do virtual e do físico. Entre os benefícios estão o aprimoramento da experiência de compra do cliente, alinhamento de es- tratégias, ações e campa- nhas em ambientes on e off, estreitamento do relaciona- mento com o cliente, e im- pulsionamento do processo de fidelização. Marketing influencers Influenciadores digitais vie- ram para ficar. As marcas estão criando seus influen- ciadores digitais. O Magazi- ne Luiza remodelou a pro- posta da sua personagem Lu, que deixou de ser ape- nas uma garota propaganda e ganhou ares de influencia- dora digital. Se bem aplica- do, traz retornos reais para os negócios. Facebook direcionado O direcionamento de pú- blico é uma ferramenta do Facebook que ajuda a exibir anúncios para as pessoas (B2C) ou empre- sas (B2B) que interessam a você. Serve para tornar sua comunicação no Facebook mais assertiva e eficaz. As principais vantagens são: aumento no alcance das suas publicações, precisão da segmentação de públi- co, maior diversidade de formato e mídias, maior poder na hora de mensurar resultados e interpretar da- dos, possibilidade de maior interação com o público-al- vo e ROI atrativo. WhatsApp Em 2021, a presença do WhatsApp tende a ser maior. A plataforma vem anunciando mudanças im- portantes, principalmente para o WhatsApp Busi- ness, o que deixará essa ferramenta mais versátil e oferecendo novas oportu- nidades em termos de mar- keting online. O WhatsApp terá impacto como forma de pagamento. Telegram Semelhante ao WhatsApp, ele tem funcionalidades mais desenvolvidas e prin- cipalmente sem limite de usuário nos grupos. É ten- dência muito forte de 2021. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteú- do de praticamente 100%. Instagram A tendência é potenciali- zar mais esse crescimento em 2021 e se tornar a mídia social número um quan- do se trata de engajamento dos usuários. Apesar de ter (ainda) menos perfis que o Facebook, o engajamento com as marcas é cerca de 3x maior no Instagram. Então uma estratégia bem dese- nhada no Instagram vai tra- zer ótimos resultados. Shopstreaming Esta solução ficou conhe- cida por misturar a oferta de produtos e serviços em tempo real no ambiente di- gital com influenciadores. Será ainda mais utilizada por grandes marcas. A ten- dência é que em 2021 esse formato se desenvolva e ga- nhe mais corpo e aspecto de entretenimento. (Por Guilherme Arruda, jornalista convidado)
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