MV Norte & Nordeste 26

9 MESMO COM A CRISE FINANCEIRA E SANITÁRIA, O BAIANÃO CONTINUA COM SEU PLANO DE EXPANSÃO A BAHIATEM POTENCIAL DE COMPRA DE MÓVEIS 50%MAIOR DO QUE PERNAMBUCO, O 2º DO RANKING DO NORDESTE média baiana e a média brasileira, que passou de -36,6% em 2019 para -30,1% em 2020. Atualmente a Bahia figura na 18ª posição do país neste quesito. Mos- tra que 2021 tem potencial para ser um ano de mais vendas para o varejo. E todas essas informações nos fizeram pesquisar sobre como, de fato, está o consumo de móveis na Bahia, por isso, além dos dados levantados, também conversamos com lojistas e fabricantes que acompanham de perto o desenvol- vimento deste mercado. Aliás, no ano passado, também conversamos com di- retores de lojas de móveis baianas e per- cebemos que a preocupação era grande, por conta dos longos períodos de parali- sação do comércio que estavam enfren- tando desde o início da pandemia. “A Bahia é o estado com maior índice de desemprego do Brasil, sente muito com a falta de incentivo do governo, então es- tamos passando por um momento deli- cado e de baixa, em que está muito difícil vender”, lamenta Rafael Bacetto, diretor geral de operações do Baianão Móveis. Apesar dessa constatação, Bacetto mos- tra otimismo quando fala do bom servi- ço prestado pelo Baianão e que pode ser um chamariz para os clientes. “Acredita- mos que será um ano muito desafiador, porém estamos confiantes em nosso tra- balho, na força do Baianão para fazer- mos um grande resultado no segundo semestre. Sabemos que podemos apro- veitar o potencial de consumo do estado trabalhando em produtos com um pre- ço agressivo e de melhor qualidade, com a equipe treinada e motivada para aten- der melhor o cliente e deixá-lo satisfeito e feliz, com sua casa toda arrumada”. Essa confiança é um dos principais mo- tivos para que a rede continue crescen- do, mesmo em épocas mais complica- das como agora. “O Baianão vai abrir oito lojas, e dentre as oito, três serão em shopping. Isso marca nossa estreia em shoppings, embora estejamos em um momento muito difícil da economia, mas acreditamos no nosso país e em nosso estado. Temos a oportunidade de melhorar os processos e o atendi- mento, para fazer com que a empresa mantenha o ritmo de crescimento que vem tendo, e faça o ano de 2021 tão sensacional como foi o ano de 2020”, completa o diretor geral de operações. Quem também contou sobre o momen- to vivido pelo mercado e as expectati- vas para o segundo semestre foi Say- mon Smarçaro, gerente de marketing das lojas Smarçaro, que conta com três unidades em Feira de Santana e uma em Lauro de Freitas. “Nós viemos de um ano complicado, mas que nos surpreen- deu por conta da procura por móveis, já que as pessoas estavam ficando mais em casa e reparando nessa necessidade, o que deu uma boa movimentada no varejo e fez com que tivéssemos boas vendas. Agora em 2021, nós já vemos um mercado um pouco mais estável, se aproximando ao que era antes do início da pandemia, mas não podemos dizer que está ruim”, declara. SMARÇARO VIVEU O MERCADO FORTE EM 2020 E ESTÁVEL NESSE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

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