MV Norte & Nordeste 27

12 Pernambuco entre a esperança e a cautela Enquanto varejistas se mostram otimistas, fabricantes mantêm os pés no chão e observam, principalmente o comportamento dos preços de insumos As reviravoltas se tornaram comuns desde o início da pandemia, emmarço de 2020. Se em um momento as vendas de móveis caem, no outro elas deslancham... a única coisa que não temmudado é a alta no preço das matérias-primas e insumos. Tudo isso cria certa insegurança e faz com que os empresários sonhem com um mercado mais equilibrado no Brasil. Como já era de se esperar, o estado de Pernambuco vem nesse mesmo ritmo, fazendo com que as indústrias mante- nham a cautela na hora de investir em tecnologia e novos produtos. “Na nossa empresa a palavra de ordem é cautela”, garante José Vitorino Rios Monteiro Neto, diretor comercial da Nordeste Colchões/Ortolite, localizada em Bezerros. O empresário espera um equilíbrio do mercado e, por isso, está agindo de forma mais controlada. “O início do segundo semestre está bem complicado, os preços das matérias-pri- mas dispararam e ainda teve o fecha- mento de dois portos na China. A gente basicamente conseguiu ‘pagar as contas’ até agora, este ano”, completa. Monteiro não se mostra muito otimista no curto prazo, mesmo coma tradição de melhora do mercado no segundo semes- tre do ano. “Apesar disso, nossa produção é boa e estamos preparados para uma eventual situação favorável”, destaca, acrescentando que a pandemia ainda vem afetando as fábricas. “Fizemos de tudo para demitir o mínimo de funcionários e estamos trabalhando com capacidade um pouco menor. Agora, o que está realmente afetando o nosso faturamento é o preço dos insumos, que nos gera mais gastos e menos ganho”. O diretor comercial da Nordeste Col- chões/Ortolite lembra também sobre o que ele chama de “explosão de vendas”. “Enquanto o governo estava distribuin- do o auxílio emergencial mais alto, as pessoas estavam comprando mais, porém, agora vemos uma dificuldade na hora de repassar os reajustes aos varejistas. Os grandes procuram vender preço, isso dificulta a manutenção de algumas parcerias, porém os menores prezam por um bom relacionamento e é onde conseguimos vender produtos de maior valor agregado”. Alexandre Magno Barros de Brito, diretor-presidente da Magno Móveis, empresa de Afogados da Ingazeira, tam- bém faz uma análise bastante realista do mercado. “No primeiro semestre NA NORDESTE COLCHÕES/ORTOLITE, POR ENQUANTO, A PALAVRA DE ORDEM É CAUTELA

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz