MV Norte & Nordeste 27
14 Aequipe daReconflex semantémotimista para o segundo semestre. “Estamos com boas perspectivas. Para a gente, o segun- do semestre sempre é melhor, quando comparado ao primeiro. Este ano, apesar da retração do mercado de forma geral, já sentimos uma melhora nas vendas”, analisaThayse. Ela, porém, lamenta a alta no preço dos insumos para a produção de colchões, que deve continuar incomodan- do os fabricantes. “A China fechou dois portos em decorrência da variante Delta, então as indústrias que importaminsumos estão vivenciando alta nos custos do frete e atraso no recebimento dos containers. O fio usado para fazer molas é um dos itens que mais aumentou”, lamenta. Por trabalhar com uma ampla gama de produtos, a Herval continuou vendo al- gumas de suas linhas comgrande procura em 2021. “Os móveis de linha mais alta, ou artigos de luxo, continuam com uma demanda muito boa, dentro do mesmo negócio por vezes passamos por mo- mentos muito diferentes”, admite Tiago Lourenço Engelmann, gerente comercial da Herval Nordeste. Ele aproveita para fazer uma análise do rendimentoda fábrica pernambucana, que fica em Bezerros. “No primeiro semestre, na unidade de Pernambuco tivemos crescimento de 95%, porém sabemos que em 2020 fomos muito abalados pela fase inicial da pandemia, por isso preferimos tomar como base o ano de 2019 e nesse comparativo acumulamos crescimento de 43% (estofados e colchões) em relação ao primeiro semestre 2021”. Assimcomo todos os outros entrevistados, o gerente comercial da Herval Nordeste também enfatiza a influência da alta das matérias-primas na produção. “Essa pare- ce uma novela sem fim, aço e embalagens tem sofrido constantes reajustes, rumores sobre falta dematerial químico e aumento de preços parameados de outubro deixam a todos muito preocupados”. Mesmo assim, Engelmann se mantém otimista quanto ao segunde semestre. “As perspectivas são boas, temos fábricas, como a de estofados, que já estão com ocupação acima de 90 dias, nos colchões a demanda recuou em julho e agostomas, aomesmo tempo, nessa linha a velocidade de retomada é muito rápida e pode ser ancorada pelas tradicionais programações de final de ano e pela Black Friday”, analisa. “Usando como referência a unidade de Pernambuco, na fábrica de estofados iremos passar o ano todo com ocupação máxima, inclusive dobramos a capacidade, abrimosmais um turno e estamos em fase de ajustes para continuar nessa crescente”, conta Tiago Engelmann. Ele também observa que a fábrica de colchões sentiu a oscilação do mercado, “atualmente dis- pomos de capacidade produtiva superior a demanda, mas creio que é passageiro e já em setembro se consiga aproveitar toda a força produtiva”, destaca. Por Natalia Concentino, jornalista FÁBRICA DA RECONFLEX EM CARUARU TIAGO LOURENÇO ENGELMANN, GERENTE COMERCIAL DA HERVAL NORDESTE FÁBRICA DA HERVAL
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz