MV Norte & Nordeste 27
17 datas que estão por vir, como na Sema- na do Brasil, Black Friday e no mês de dezembro. Além de acreditarmos no crescimento das vendas através dos ca- nais digitais”, afirma. Mas, para ter esses resultados, os empre- sários do setor moveleiro de Pernambu- co precisaram primeiro se adaptar ao novo cenário que a pandemia trouxe em 2020, absorvendo aprendizados. “Os dois maiores ensinamentos que tivemos em meio à pandemia foram o de que ter presença digital e ter a nossa empresa em canais de vendas online mudam o jogo do negócio”, observa Flávio. Além disso, outro ponto destacado pelo pro- prietário da Tradição Móveis é a neces- sidade de treinar a equipe e trazer um atendimento humanizado para o cliente. Segundo ele, esses são os segredos para promover o aumento das vendas. Já na Império Móveis a aposta é outra. A gerente de compras, Girlene Soares, acredita que as lojas físicas não estão com tempos contados, no entanto, ela conta que a transformação digital da loja durante a pandemia foi inevitável. “Novas práticas foram introduzidas, aceleramos processos e investimen- tos, apostamos em novas ferramentas e aprendemos a tomar decisões mais rápi- do”, comenta a gerente. Narcizo concorda que o maior ensina- mento que a pandemia trouxe foi o for- talecimento da equipe e da loja. “O que eu tiro disso tudo é que eu me tornei mais forte, eu aprendi mais, eu aprendi a me transformar, diversificar e con- seguir meus objetivos. Nesses últimos dois anos de pandemia eu ganhei mais dinheiro do que em 2018 e 2019”, conta, acrescentando que acredita que o erro de muitos comerciantes nesse momento é focar nas perdas e não na superação. “Você não pode ficar pensando no que aconteceu, no que perdeu, as perdas são inevitáveis. A gente tem que aprender a superar as perdas o mais rápido possí- vel. Justamente para dar continuidade ao nosso trabalho”, aconselha. Apesar de todo o otimismo dos empre- sários, ainda há obstáculos que preci- sam ser enfrentados nesse momento de retomada do setor. Por esse motivo, é necessário agir com cautela durante esse período. Uma das maiores dificuldades citadas por todos os varejistas é a falta de insumos que acarreta o aumento de preços dos produtos. Segundo Ricardo Bittencourt, a falta de matérias-primas está tornando o preço dos produtos in- suportável, dificultando até o mercado de luxo. “Com os preços aumentando, está mais difícil comprar, repassar esses aumentos e conseguir vender”, lamenta. A preocupação de Narcizo Macedo é com a dificuldade com o aumento dos preços dos produtos que acabam de sair das fábricas, envolvendo toda a ca- deia de compra e venda, que depende diretamente do poder aquisitivo dos consumidores. “As fábricas aumenta- ram um pouco o preço. Mas a questão não foi só as fábricas, tudo teve au- mento considerável no país. E isso aca- ba impactando a renda do trabalhador, que é o nosso cliente final”, comenta. Por seu lado, Flávio Daniel acredita que uma das ameaças dentro das pró- prias lojas são os donos, que não estão atentos ao mercado, às novidades, às mudanças trazidas pela pandemia e, principalmente, aos clientes. Enfim, existem opiniões convergentes, principalmente no que se refere aos preços que estão em outro patamar e, provavelmente, jamais retornarão aos níveis anteriores. Outra conclusão diz respeito a um novo aprendizado. Já não dá mais para fazer como se fazia antes da pandemia. Todos mudaram desde o começo de 2020 e todos devem convi- ver com esta nova realidade. Por Gabrielly Zem, jornalista FLÁVIO DANIEL, PROPRIETÁRIO DA TRADIÇÃO MÓVEIS RICARDO BITTENCOURT, PROPRIETÁRIO DA LOJA ZÉ DO RÁDIO GIRLENE SOARES, GERENTE DE COMPRAS DA IMPÉRIO MÓVEIS
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