MV Norte & Nordeste 27

38 Use as franquias para clonar sua marca e crescer mais Tendência é que cada vez mais empresas adotem este modelo. Ritmo de crescimento é de 20% ao ano Os dados financeiros da sua indústria são favoráveis. As perspectivas do mercado, animadoras. Adicione uma pitada de oti- mismo neste cenário e você acaba de criar as condições para expandir seu negócio e provocar uma dúvida na sua mente: como crescer sem gastar muito. Que tal o franchising? Assim como revendedores independentes, atacado, distribuidores, representantes comerciais, lojas próprias e e-commerce, o sistema de franquia é mais um canal de vendas, que no ano passado voltou ao patamar de 2017 por conta da pandemia (R$ 167,2 bilhões), mas tem fôlego suficiente para crescer ao ritmo de 20% ao ano. O Brasil tem hoje 2,6 mil franquea- dores - indústrias, rede de comércio e prestadores de serviços - e 156,8 mil unidades franqueadas, isto é, inves- tidores que “clonam” marcas concei- tuadas e as colocam em evidência em locais onde, provavelmente, os donos dessas marcas não teriam condições de se fixar. Embora haja fabricantes de móveis conhecidos no franchising, como a pioneira Florense, o número estimado de franqueadores do segmen- to de móveis e decoração não passa de 40. A pergunta parece meio óbvia, mas vale: franquia é um bom negócio para o setor moveleiro? Marcelo Martinez, da RZD Consultoria e Gestão de Franquias, não tem dúvidas que a franquia se aplica (e muito bem) a modelos relacionados a venda de

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