MV Norte & Nordeste 27

40 que para ter muitas franquias e ter um retorno mais rápido o franqueador deve vender franquias de forma desordenada e sem critérios de entrada na rede. “O franqueador deve fazer uma seleção de candidatos e não a venda da franquia. Isso muda tudo”, pondera Lyana Bittencourt. NEM TUDO SÃO FLORES Esta é uma atividade multifuncional, que envolve parte administrativa, financeira, jurídica e operacional. “Tudo tem que ser pensado, porque se alguma coisa falhar será um pecado capital e irá tudo por água abaixo”, ressalta o advogado especialista em franquias, David Nigri. A rigor, franquia é diferente de permissão, concessão ou licenciamento. Na condição de franqueador será preciso lidar com sócios com culturas diferentes, liberar os segredos do seu negócio, estar disposto a dar suporte aos franqueados, pois eles têmum sonho e contam com a sua marca para realizar. Terá que avaliar se há de- manda, se há diferencial do seu produto e, por fim, terá que colocar tudo isso em um manual, descrevendo cada etapa do processo, uma padronização para você ter certeza de que todas as unidades vão entregar a mesma qualidade. Especificamente sobre liberar segredos da sua indústria, Lyana Bittencourt, ressalta que se não houver disposição para compartilhar conhecimento, o franchising não é para ele. “A premissa do sistema é a transferência de know-how. Renuncia-se ao “segredo” justamente porque há o desejo genuíno de apoiar o franqueado a ter sucesso. Sem a trans- ferência de conhecimento, não existe franchising. Então o empresário precisa, antes de tudo, renunciar ao ego e querer compartilhar todos os seus aprendizados na condução do negócio comumparcei- ro franqueado. E isso precisa partir dele”, ressalta Lyana. Marcelo Martinez reforça a premissa de que a relação entre as partes exige a transferência de know-how, pois só assim o franqueado receberá infor- mações de como operar corretamente. Um contrato bem redigido deve conter regras de Regras de Non Compete, sigilo de dados e, também, embasadas na Lei Geral de Proteção de Dados. “Esses elementos dão segurança ao MÓVEIS FLORENSE É UMA DAS PRIMEIRAS EM FRANQUIA DE MÓVEIS NO PAÍS franqueador”, realça o consultor da RZD Consultoria. Os segredos do negócio, no entanto, serão entregues somente após a assinatura do contrato. “Há toda uma questão de cláusulas de não concorrên- cia, de multa caso algum segredo seja revelado. Falando no setor moveleiro, qual é o grande segredo dele?”, pergunta Nicolas Almeida, da Focus Franquias. Lembrando: franchising é uma estratégia de expansão que nem sempre se adapta aos objetivos de vida de muitos empresá- rios. Pense bem. De acordo coma Associação Brasileira de Franchising, a Lei de Franquias exige que um futuro franqueador possua a COF e o Contrato de Franquia (e pré-contrato, quando a franqueadora entender ade- quado para resguardar sua relação com o candidato em fase de aprovação antes da assinatura do contrato, o que não é obrigatório se houver). Por se tratar de documentos específicos, a recomenda- ção é que o futuro franqueador contrate um escritório especializado para a ela- boração desses materiais. Paralelamente à análise de franquea- bilidade, o futuro franqueador deve DICAS • Expanda somente aquilo que já é sucesso. • Ter uma ótima ideia não tes- tada é sinônimo de fracasso. • Antes de tomar qualquer ini- ciativa, amplie seus conheci- mentos sobre franquias. • Selecione bem os times que cuidarão da expansão, moni- toramento e gestão da rede.

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