MV Norte & Nordeste 28
24 O estudo Consumer Lifestyles 2023, da WGSN, identificou os principais perfis de consumidores para 2023. Uma fração busca mais responsabilidade de marcas, dos governos e instituições. Eles procu- ram confiança, diversidade e inclusão das marcas com as quais fazem negócios e querem uma narrativa autêntica e co- nexões significativas. “A tendência para comprar localmente, investir na comunidade e fazer pequenas compras permeará ainda mais os merca- dos de massa e alcançará os escalões su- periores das salas de reuniões e negócios corporativos. À medida que a cultura do cancelamento muda para a cultura da responsabilidade, esse perfil de público pressiona as grandes marcas a colaborar diretamente com fabricantes, artesãos e comunidades de bem-estar, em vez de se passar por eles”, analisa Luiza Loyola, da WGSN. Ela continua: “Significa que marcas, produtos e serviços devem criar uma conexão emocional com os consu- midores e ser fundamentados em seus estilos de vida. As empresas que utili- zam a responsabilidade social como fer- ramenta de marketing, e não como uma reestruturação da organização como um todo, perdem a conexão com esse perfil, que poderá usar seu poder de compra e influência como arma para o cancela- mento de marca”, conclui. Este é o cenário para derrubar muros e construir pontes, pois há milhões de olhos vigiando cada movimento da sua empresa neste exato momento. A men- sagem que os consumidores querem identificar no momento de uma compra é: sinto-me bem quando uso esta mar- ca, esta marca faz-me feliz, esta marca dá-me prazer. Mas para isso acontecer é necessário encontrar caminhos e que haja engajamento dos tomadores de decisão, dos formadores de opinião, da mídia e, claro, das empresas. QUE TAL ACOLHER ESTES REBELDES! A Adidas já está compreendendo a mu- dança. Em março, ao anunciar as estra- tégias até 2025, colocou como principal foco fortalecer a credibilidade da marca e, para aumentar significativamente as vendas, a lucratividade e ganhar parti- cipação no mercado, definiu que 9 em cada 10 artigos serão sustentáveis. Por Guilherme Arruda, jornalista convidado 50% dos consumidores disseram que a pande- mia os levou a repensar seus propósitos e que muitas empresas os decepcionaram por não fornecerem suporte e compreensão suficientes de suas necessidades durante tempos difíceis. 33% têm mentalidades que estão em evolução, mas a tendência é que muitos deles mudem. 17% dos consumidores chamados de tradicionais disseram que não foram alterados pela pandemia. 42% admitiram que a pandemia os fez perceber que precisam concentrar-se nos outros mais do que em si mesmo. Fonte: 16º Global Consumer Pulse Research da Accenture 10 EXEMPLOS DE EMPRESAS SUSTENTÁVEIS Natura Itaú Social Boticário Ambev Magazine Luiza Ypê McDonald´s Pedigree Unilever Samsung
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