MV Norte & Nordeste 28

31 A trajetória desde a abertura do estúdio colhe prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro e aumentar a represen- tatividade da cultura nordestina. Além disso, o designer também decidiu utili- zar todo o seu conhecimento adquirido e juntar design com artesanato através de consultorias dirigidas às comunidades artesãs das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dessa forma, ele visita diversas comunidades e, mantendo o respeito pe- las suas identidades, ele dá consultorias que auxiliam essas populações a traba- lharem com o artesanato de forma mais rentável. “Esse projeto, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo incentivar e preservar essa tradição do artesanato e tornar os artistas dessas comunida- des mais autônomos”, comenta Matos. “Cada experiência gera oportunidades empreendedoras e resgata sonhos indi- viduais e coletivos. Fortalece, ainda, a crença nas habilidades herdadas dos an- tepassados e projeta a autoestima como combustível para aprimorar riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos”, destaca o designer. CULTURA NORDESTINA Sérgio conta que a paixão pela cultura nordestina começou quando ele foi apro- vado em uma universidade na Paraíba e se mudou para lá para estudar. De pri- meira, seu olhar atento e observador se fascinou com a cultura da região. “Quem é local não tem o olhar tão apurado quanto nós que viemos de fora, porque para eles todo aquele contexto já se tor- nou cotidiano, mas para mim era tudo novo, lindo e encantador”, conta Matos, reforçando que o olhar externo facilita na observação do potencial criativo que há em cima da cultura nordestina. “Quando eu estava na faculdade, todos os nossos livros eram sobre o design inter- nacional, falavam sobre o estilo europeu, escandinavo, americano e nada sobre o Brasil. Para saber o que estava sendo feito no nosso país procurávamos em revistas”, relembraMatos, explicando que foi assim que sua vontade de imprimir brasilidade em suas peças começou a aflorar. Antes de pensar em começar a desenvol- ver produtos, o hobby do designer era caminhar pelas ruas da Paraíba tirando fotos de lugares, festas, praias, artes de rua, entre outros detalhes que não passa- vamdespercebidos pelo seu olhar. Assim, Matos foi criando um banco de imagens que mais tarde se tornaram referência para embasar o desenvolvimento dos conceitos de suas peças de mobiliário. “O grande diferencial das minhas peças é que há uma história por trás de cada uma delas. Todos os itens que lançamos contam com um texto junto explicando CADEIRA CUPUI PEÇA LANÇADA NA DW! POLTRONA ERÊRE OS DETALHES DA POLTRONA REMETEM A REDES DE DORMIR, HERANÇA INDÍGENA

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