MV Norte & Nordeste 28
39 Renovação ou redecoração Mudança de imóvel Reforma do imóvel Mudança na vida (nascimento filho, casamento, divórcio) Pandemia (adaptação da casa para nova rotina) Compra/aluguel de um segundo imóvel Outros 38% 20% 15% 18% 13% 13% 16% 14% 29% 9% 6% 6% 2% Paulo, Porto Alegre e Fortaleza. E ainda fizemos uma rodada de entrevistas ao final da etapa de imersão. Além de compreender o que mudou na nossa relação com a casa, fomos guiados por 2 perguntas-chave: quais comporta- mentos serão mantidos depois de um ano e meio vividos como nunca dentro de casa? E quais serão os novos rituais e deman- das de consumo da casa do brasileiro? A RETOMADA DOS SONHOS A mudança da nossa relação com a casa não foi linear. A pri- meira fase, ainda no início da pandemia, foi marcada por muita ansiedade; a vida estava em suspenso. Nesse momento, fizemos adaptações em nossas casas de uma maneira provisória, com a esperança de que logo tudo voltaria ao normal. Passado um ano de reclusão, entendemos que não seria pos- sível adiar indefinidamente os planos. Decisões importantes como mudanças, reformas, ou ainda o nascimento de filhos, casamentos, ou mesmo divórcios voltaram a gerar novas de- mandas e desejos. Agora, não estamos mais adaptando a casa para algo passageiro, mas sim preparando nossos lares para a vida que queremos construir. Esse comportamento fica evidente ao compararmos as mo- tivações das compras que já foram feitas com aquelas que estão por vir. A necessidade de adaptação da casa à rotina pandêmica cai de 29% para 14%, 1 e vem dando lugar à in- tenção de compra impulsionada pela retomada dos planos que voltam a sair do papel. A nossa pesquisa mostra que, FONTE: GOOGLE SURVEY 1.000 ENTREVISTAS COM BRASILEIROS CONECTADOS QUE COMPRARAM DURANTE A PANDEMIA X PRETENDEM COMPRAR NO PRÓXI- MO ANO COISAS PARA CASA - 28 A 31 DE MAIO DE 2021 Já comprou Pretende comprar por exemplo, as compras relacionadas a uma mudança de imóveis sobem de 15% para 20% entre os que já compraram e aqueles que pretendem comprar. 2 Passamos a nos importar mais com nossa casa na pandemia. E a tendência é continuarmos ligados aos nossos lares: 42 % acreditam que, com a chegada da pandemia, a relação com a casa mudou. Passaram a dar mais valor e se sentemmais conectados a ela 57 % dos brasileiros afirmam que, mesmo quan- do a pandemia acabar, a casa seguirá sendo uma prioridade e vão continuar investindo nela FONTE: GOOGLE SURVEY 1.000 ENTREVISTAS COM BRASILEIROS CONECTA- DOS 12 A 14 DE JUNHO DE 2021 AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DE COMPRAS PARA CASA A retomada dos sonhos não quer dizer que temos apenas uma conexão romântica e idealizada com nossas casas. Passar mais tempo indoor implica também lidar com coisas práticas, seja a pintura de uma parede, seja uma torneira com vazamento. Agora conhecemos a fundo cada centímetro do nosso lar e queremos ter a certeza, na hora da compra, que estamos fazen- do um bom negócio, capaz de resolver nossas dores domésti- cas. Ou seja, a necessidade se torna o grande balizador dessa compra. Nesse contexto, mapeamos 4 camadas de motivação que nos fazem comprar algo para casa: 1. Funcionalidade: itens que se tornaram essenciais nas novas configurações de rotinas e usos da casa 2. Conforto: necessidade de se sentir bem em casa 3. Performance: compensar de alguma forma experiências que antes eram vividas fora de casa 4. Inovação: desejo por novidade 40%
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