MV Norte & Nordeste 28
40 E durante a pandemia, o que percebemos é que essas compras passaram a estar pautadas por móveis que sejam mais confor- táveis e que ajudem a otimizar o espaço da sala com múltiplas funções. Como exemplo, as buscas por sofás confortáveis e móveis modulares chegaram a crescer cerca de 100%, consi- derando o primeiro ano de pandemia versus o ano anterior, e seguem em alta em 2021. Entre as muitas funções da sala na pandemia, uma muito marcante foi a de espaço do home office. Ainda que dados do IBGE-PNAD indiquem que menos de 10% da popula- ção ocupada brasileira trabalha remotamente 3 , vimos as buscas por itens de escritório crescerem exponencialmente na pandemia. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 a categoria já superava as buscas por sofás e aces- sórios. Apesar do home office parecer um privilégio de um grupo pequeno da população, identificamos na pesquisa o desejo por um espaço de trabalho mais estruturado e confortável. Quem já organizou o home office quer equi- pá-lo cada vez mais. E quem ainda não tem esse espaço quer construí-lo. Esses desejos abrem caminho para novas demandas desse home office 2.0. A COZINHA: FADIGA X INSPIRAÇÃO Quando analisamos a função da cozinha na pandemia, vimos doiscomportamentos:acozinhafadigaXacozinhainspiração. Nas casas de famílias, cozinhar virou mais uma obrigação de uma lista sem fim de tarefas durante o confinamento. Nesse grupo, há uma busca por itens que facilitem a rotina e tra- gam praticidade. Vemos esse comportamento em alguns itens que apresentaram aumento expressivo durante a quarentena e seguiram crescendo no 1º semestre de 2021, em relação ao mesmo período no ano passado. dizem que a sala será o principal ambiente para as compras futuras de artigos para a casa FONTE: GOOGLE SURVEY, 1.000 ENTREVISTAS COM BRASILEIROS CONECTA- DOS QUE PRETENDEM COMPRAR NO PRÓXIMO ANO COISAS PARA CASA - 28 A 31 DE MAIO DE 2021 de crescimento registrado nas buscas por sofás confortáveis de alta nas buscas por móveis modulares FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) de crescimento nas buscas por mesas ou cadeiras ergonômicas/reguláveis FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) de crescimento nas buscas por airfryer FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) Essas motivações, no entanto, não são percebidas de forma homogênea. Famílias com mais renda tendem a equipar suas casas pensando em conforto, performance e inovação. É o que chamamos de um consumo de “upgrade”, para melhorar algo que já existia. Já as famílias menos privilegiadas economica- mente equipam suas casas pensando na funcionalidade, com muitos itens sendo comprados pela primeira vez. Nesse cenário de mudanças domésticas, enquanto alguns cô- modos precisavam ser reformulados, a adaptação de outros se tornou item de desejo. A SALA: UM ESPAÇO MULTIFUNÇÕES Começando pela sala, o espaço da nossa casa que, da noite para o dia, passou a acomodar trabalho, estudo, convívio, to- das as refeições e também o lazer. E ainda que algumas dessas atividades estejam de volta às ruas, a sala continua sendo um cômodo central: 41 % 29 % 37 % 51 % 32 %
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