MV Norte & Nordeste 28

42 Por outro lado, em especial nas casas de quem mora sozinho ou como um casal, cozinhar virou um hobby. As pessoas procuraram entender a origem dos alimentos e conhecer diferentes formas de preparo, o que também marcou uma maior preocupação com a saudabilidade. O QUARTO: ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO Seguindo para outra área importante nas casas, chegamos aos quartos. Durante a pandemia, o cômodo se tornou um espaço de descompressão e privacidade para quem pode. A novidade registrada foi um maior interesse por conforto sensorial, um aconchego para além da cama, presente nas roupas de cama e jogos de toalha. As buscas por termos relacionados à qualidade e maciez desses itens chegaram a crescer 145%, considerando o período entre abril de 2020 e março de 2021 versus o mesmo período do ano anterior, e seguem crescendo em 2021. Com mais tempo em casa, os brasileiros também começaram a buscar por itens que ajudassem não só no conforto, mas na organização dos quartos. A VARANDA OU O QUINTAL: ESPAÇO PREMIUM Ter uma área de escape como uma varanda ou um quintal tornou-se um grande item de desejo. Vimos o reflexo disso nas buscas por varanda ou quintal, que cresceram signifi- cativamente durante a pandemia – e, agora, mesmo com a volta parcial das rotinas fora de casa, seguem em alta, cres- cendo 20% no primeiro semestre de 2021 versus o mesmo período do ano anterior. Para quem não tem um espaço externo, trazer um pouco de natureza para dentro de casa também foi – e continua sen- do – um recurso importante. Buscas como jardim em casa ou como cuidar de plantas também cresceram. E quando, mesmo com tantas adaptações, nossa casa não dá mais conta de acomodar a nossa vida? O caminho é a refor- ma. Mais um item de desejo para o brasileiro que mais do que nunca conhece sua casa e sabe o que quer melhorar nela. ALÉM DO BOM, BONITO E BARATO A conexão mais forte com nossas casas não irá arrefecer com o fim da pandemia. A necessidade de acomodação continua presente e a casa segue na lista de prioridades do brasileiro. Mas a demanda aponta para um consumidor mais preocupa- do com as camadas de necessidade e ao mesmo tempo mais pragmático na hora da escolha. Nesse contexto, varejistas e indústria têm o importante papel de ajudar os brasileiros a viverem melhor em suas casas. Como? Trazer soluções capazes de resolver as dores e tensões do- mésticas pode fazer a diferença, sem esquecer de demons- trar que aquele está sendo um bom negócio. Com isso, é essencial ir além do bom, bonito e barato. Os artigos de casa devem também entregar conforto, otimizar, organizar e delinear os espaços e rotinas. Por Fabio Garcia Head of Industry para o VarejoGoogle e Antonella Weyler Market Insights LeadGoogle Brasil FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) de crescimento nas buscas por torradeira de crescimento nas buscas por sanduicheiras de crescimento nas buscas por termos associados à maciez, “x” fios e fios penteados FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) de crescimento nas buscas por cama-baú FONTE: DADOS DE BUSCAS GOOGLE (1 O SEMESTRE 2021 X 1 O SEMESTRE 2020) brasileiros pretendem reformar ou construir FONTE: GOOGLE SURVEY 1.000 ENTREVISTAS COM BRASILEIROS CONECTADOS 12 A 14 DE JUNHO DE 2021 24 % 22 % 28 % 17 % 3 em cada 10

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