MV Norte & Nordeste 28
6 Basta olhar para o balanço do 3º trimestre dos três principais players do varejo de móveis do País para perceber que só vender com promoções e descontos não paga a conta. Magazine Luiza, Via Varejo e Mobly reportaram prejuízos entre julho e setembro. Diante disso, fica minha sugestão aos fabricantes de móveis: é fundamental rever sua política de preços para não ter- minar 2022 abraçado comos prejuízos de seus clientes. CÁ ENTRE NÓS Ari Bruno Lorandi O CÍRCULO VICIOSO DAS PROMOÇÕES E DO PREJUÍZO Émuito triste ver a chamada “grandemídia” defendendo interesses de banqueiros quando se discute sobre o Au- xílio Brasil, que poderia furar o teto da dívida pública. A discussão não deve ser esta, o que se questiona é como deixar milhões de famílias desassistidas no País para pagar precatórios (amaioria hoje empoder dos bancos, que os compraramde seus proprietários comdescontos de até 90%) que não foram pagos há muitos anos. O Nordeste, principalmente, depende de ações concre- tas para que a economia volte a rodar e, com isso, gerar empregos e mais renda para a população. Então, chega de mimimi. ENTRE O COMBATE À FOME E OS INTERESSES DO MERCADO Entre 1848 e 1853, milhares de pessoas migraram de outras regiões do Estados Unidos para a Califórnia em busca de ouro. As primeiras pepitas foram encontradas em um leito de rio em Sierra Nevada e logo a história da descoberta se espalhou e atraiu garimpeiros embusca de riqueza. Mas, para muitos a corrida do ouro foi uma maratona na direção da ruína financeira e daí veio a frase “na corrida do ouro, fica rico quem vende pá”, já que a possibilidade de ganhos indiretos com aquela euforia era maior para quem vendia ferramentas, pois tanto vencedores quantos perdedores precisavam de pás e picaretas para tentar. Qualquer se- melhança com indústrias e fornecedores de matérias-primas não é mera coincidência. A CORRIDA DA INDÚSTRIA E OS VENDEDORES DE PÁS Para começar, é importante considerar que o ano novo sempre leva o residual do ano anterior e 2022 não será diferente. No caso do setor moveleiro, incluso colchões, mais do que o residual de 2021 vamos levar para o ano novo, o que tem de mais velho na cultura empresarial: na primeira dificuldade, se lança produ- tos novos com preços mais baixos. É possível que essa estratégia equivocada não vá desaparecer, infelizmen- te. Mesmo assim, queremos que você leve para o ano novo o que tem de melhor em você e se não puder mudar omundo, tente pelomenos mudar os que estão mais próximos. Assim você vai contribuir para sua vida sermelhor, o que já terá va- lido a pena o es- forço. Um feliz Ano Novo! O QUE VAMOS LEVAR PARA 2022?
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