MV Norte & Nordeste 29

31 investimento no digital são incríveis. “Hoje a gente tem um faturamento 40 a 45 por cento maior se comparado ao que tinha antes, na época em que esperávamos o cliente. Isso com a mesma quantidade de lojas, ou seja, o aumento foi construído quase total- mente pelas vendas via internet, com essa margem dividida entre Insta- gram, Facebook, WhatsApp, parcerias com digital influencers, etc.”. Lógico que a pandemia deu um “empurrãozinho” na digitalização da Tradição Móveis, que já estava com um processo bem encaminhado. “A pandemia nos influenciou a melhorar o que a gente já vinha fazendo, co- meçamos a fazer lives e vimos que o resultado estava sendo muito bom, a live shop é explosiva em vendas e se transformou em mais um dos nossos canais de venda. Também expandimos parcerias com influencers e abrimos o nosso e-commerce, pois antes fazía- mos as vendas somente pelas redes sociais”, esclarece o empresário. A Tradição Móveis percebeu que alguns de seus clientes ainda ficavam um pouco inseguros ao fazer compras diretamente nas redes sociais, por isso o investimento em um e-commerce próprio. Flavio conta que agora eles estão se preparando para entrar no mundo do marketplace e, além disso, aproveitaram para criar processos de digitalização internos. “Junto com nossos colaboradores, fizemos todo um planejamento para processos rá- pidos e para uma possível atuação dos funcionários em home office (em caso de agravamento da situação da covid), automatizamos muita coisa, o que melhorou bastante nosso dia a dia”. A participação dos colaboradores também é muito importante na ge- ração de conteúdo e comunicação direta com os clientes. Flavio Daniel acredita em postagens mais informais para que os consumidores se identifi- quem com aqueles funcionários que os atendem. “Às vezes nós mostramos até o café da manhã dos colaborado- res e vamos conversando com o pú- blico sobre essas amenidades, assim acontece uma boa identificação e o cliente sente que está comprando em uma loja que conhece sua realidade e o trata de igual para igual”, completa. CONHECIMENTO COMPARTILHADO Alémde investir emsua loja, Flavio tam- bém vem investindo em sua imagem como empreendedor e conquistando seus próprios seguidores. O pernam- bucano possui um canal no YouTube e uma conta de Instagram voltados aos ensinamentos sobre digitalização, marketing e empreendedorismo, onde conversa com lojistas de todo o Brasil. “Eu faço conteúdo para o lojista de móveis, porque sinto que essa ca- tegoria é muito abandonada pelo mercado, não temmuita cultura sobre isso e nem aprendizado nas redes so- ciais. Eu decidi compartilhar até para criar um ecossistema empreendedor nesse setor, em que as pessoas não estão muito focadas em tecnologia e marketing digital. Quando come- çou a pandemia muitas pessoas me pediram ajuda sobre isso, aí fizemos 30 dias de live para não ter que ficar fazendo mentoria um a um, já que era inviável”, explica. O empresário aproveita para enaltecer a importância de aprender sobre tudo isso e colocar novas ações em prática no cenário atual. “Eu creio que esse ano vai ser difícil, porque nós tivemos dois anos de ascensão das vendas. Não é para ter medo, mas aproveitar para organizar a casa, ficar de olho nos números, fazer mais eventos na empresa, enfim, é a hora do dono es- tar realmente no cabresto do negócio. Eu sempre digo que a gente, como empresário, tem que estar na ponta o tempo todo”, encerra. Flavio Daniel de Almeida Batista, proprietário da Tradição Móveis Saber usar adequadamente as redes sociais faz muita diferença

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