MV Norte & Nordeste 29

35 de 2020, especialmente no setor de móveis”, comenta Gomes. No entan- to, com a pandemia, houve também uma mudança de comportamento na maior parte dos consumidores, afinal muitas pessoas que não esta- vam habituadas a comprar online, se adaptaram a essa nova realidade. E por isso é importante não esquecer desse detalhe. “Eu acredito que o caminho é apostar no omnichannel no setor moveleiro, porque esse for- mato permite que os vários canais de venda da empresa estejam co- nectados, e quando existe uma loja online e uma loja física, ambas têm de funcionar em sintonia”, destaca o consultor, explicando que é es- sencial que o estoque dos produtos esteja sincronizado na loja online e na física, e que a pessoa responsável pela loja física precisa saber também o que está disponível na loja online e vice-versa. Outro caminho que Gomes acredita que pode ser seguido pelos empresá- rios do setor é o m-commerce. “Pen- so que a maior parte dos clientes do setor dos móveis pode, inicialmente, não pensar em comprar um móvel online, mas pode acontecer em di- versas situações que um potencial cliente visita a loja física, gosta de um produto e passados uns dias de- cide fazer a compra na loja online no conforto da sua casa”, exemplifica o especialista. “E, se a empresa oferecer entrega a domicílio, algo obrigatório nos dias de hoje, o cliente vai ficar satisfeito porque efetuou a compra do móvel e recebeu o produto sem sair de casa”, conclui, destacando que a maioria dos consumidores só faz compras online através de smart- phones, favorecendo ainda mais o crescimento do m-commerce. Mas, o especialista alerta: apesar do e-commerce ter evoluído muito nos últimos anos, hoje em dia ter uma loja online aberta não é suficiente para gerar vendas. Segundo ele, o segredo para obter sucesso nas plataformas de vendas online é ter estratégias de marketing bem definidas para se distinguir da concorrência, tanto no alcance orgânico quanto no alcance pago. “No alcance orgânico, é im- portante ter uma loja online bem otimizada para que os mecanismos de busca do Google mantenham ela no topo da página de pesquisas e, para isso acontecer, é essencial estar sempre publicando conteúdo nas redes sociais e, de preferência, ter presença em várias dessas redes (Facebook, Instagram, Pinterest e Tiktok)”, explica Gomes. Segundo o especialista em e-com- merce, também é muito importante combinar o trabalho orgânico com os anúncios online. “Para o setor de móveis, penso que as campanhas e anúncios de pesquisa no Google se tornam essenciais para alcançar potenciais clientes que estejam ati- vamente buscando por esses itens. É uma forma rápida de levar potenciais clientes para uma loja online e, assim, estar mais perto de fechar vendas”, conclui Gomes. Luis Gomes, consultor de e-commerce “NOS DIAS DE HOJE TER UMA LOJA ONLINE ATRATIVA , CAPAZ E FUNCIONAL É FUNDAMENTAL, ASSIM COMO DEFINIR ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL, DE MODO A ATRAIR POTENCIAIS CLIENTES PARA O E-COMMERCE”

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz