MV Norte & Nordeste 29

37 CONFIRA 8 TENDÊNCIAS APRESENTADAS DURANTE A NRF 2022: 1 • Tecnologias que antes eram muito caras e inalcançáveis agora estão mais acessíveis e aplicáveis para os negócios; 2 • Ter uma visão sobre toda a cadeia e cuidar do relaciona- mento com o cliente estão se tornando premissas cada vez mais importantes; 3 • Apesar de ser tema recor- rente, a discussão sobre mulheres na liderança ficou abafada na pandemia, per- dendo (temporariamente) sua potência; 4 • Durante a pandemia as dis- cussões e debates foram todas pautadas para novas tecnologias e para a recons- trução das empresas. 5 • A geração Z e os millenials estão cada vez mais dispos- tos a comprar diretamente das marcas e cerca de 72% deles esperam ter interações com as lojas físicas assim que a pandemia diminuir; 6 • As gerações mais velhas (boomers), tem maior inte- resse em voltar ao varejo fí- sico, com 76%. Na geração Z, essa métrica cai para 66%. 7 • Pelo menos 44% dos con- sumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que tenham embalagens sustentáveis; 8 • O uso de dados será usado para tomada de decisões automatizadas, em tempo real, e para personalizar as experiências de compra dos consumidores, inclusive nos canais físicos. SUSTENTABILIDADE SEMPRE EM PAUTA “A sustentabilidade tem que ser aces- sível para todos e não para uns pou- cos.” É assim que Javier Quiñones, CEO e CSO (chief sustainability offi- cer) da Ikea nos Estados Unidos, resu- me a estratégia da gigante de móveis. Durante um dos painéis da NRF Big Show 2022, o executivo afirmou que as empresas que não tiverem uma agenda sustentável como prioridade perderão consumidores, já que tem crescido consideravelmente o núme- ro de pessoas que levam em conta questões ambientais antes de adqui- rir um produto ou serviço. “Se você não tem uma agenda sustentável forte, provavelmente vai desaparecer e menos consumidores vão querer comprar com você. Tem que ser algo que faz parte da sua vida, do seu mo- delo de negócio”, garante ele. Quiñones também aproveitou a feira de varejo para anunciar que a Ikea, que já colocou a sustentabilidade no centro de suas atuações há alguns anos, pretende fazer produtos susten- táveis com um preço mais acessível, atingindo várias camadas da popula- ção. “Eu sou otimista. Sempre vejo o copo meio cheio. Para mim, susten- tabilidade tem que ser acessível a to- dos. Eu acredito que muitas empresas vão se juntar a nós”, resumiu. Várias palestras foram para discutir as principais tendências Javier Quiñones, CEO e CSO da Ikea nos EUA Crédito: National Retail Federation Crédito: National Retail Federation

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