MV Norte & Nordeste 29

38 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE NRF DEBATIDA NO BRASIL Por aqui, as tendências apontadas pela NRF foram debatidas nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Retail Trends, um evento híbrido promovido pela Gouvêa Experience, em São Paulo. Com um público de mais de 3 mil executivos, a ocasião contou com palestras de Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Abílio Diniz (Car- refour), Marcelo Tripoli (Fundador e Ceo Zmes), Regiane Relva Roma- no (Diretora de Cidades Inteligen- tes da Facens), e outros grandes nomes do varejo. Entre os destaques do evento, o dis- curso de Abílio Diniz, argumentando que em um contexto global de eco- nomias abaladas, o Brasil continua rumo ao crescimento. Segundo ele, apesar da queda de consumo que o país teve no final do ano, tudo indica que em breve o crescimento será re- tomado. Diniz também acredita que o setor de distribuição vai continuar crescendo com inovação e qualida- de, aumentando sua produtividade e sendo cada vez mais eficiente. Di- niz também observou que o déficit de capacitação que o Brasil apresen- ta, dificulta o crescimento e “o país só conseguirá crescer se olhar para isso, conseguir reverter esse proble- ma e, consequentemente, aumentar sua produtividade”. Fábio Faria, ministro das comunica- ções, também palestrou no Retail Trends e garantiu que o Brasil está pronto para embarcar na era do 5G, o que, para ele, vai mudar comple- tamente o varejo. Como tendência, o especialista apontou o uso de dro- nes para a entrega de mercadorias, pois o transporte autônomo vai im- pactar diretamente o varejo, princi- palmente nas entregas last mile. O CEO da GetNet e presidente da Associação Brasileira das Empre- sas de Cartões de Crédito (Abecs), Pedro Coutinho, também subiu ao palco e em seu discurso levantou um debate sobre as mudanças nos meios de pagamentos no Brasil. Em sua opinião, o país é muito seguro nesse aspecto e, inclusive, está à frente do cenário norte-americano em alguns pontos. Outro tópico levantado no Retail Trends foi sobre as formas de re- pensar o varejo e a tecnologia para atender às expectativas e padrões de vida do novo consumidor. Esse tema foi abordado pelo COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, jun- to com a diretora comercial do setor de varejo do Grupo Globo, Tatiana Souza. Os dois explicaram sobre a rápida evolução dos consumidores nos últimos anos. Segundo eles, agora é necessário pensar de um jeito diferente do que era pensado dois anos atrás. Ou seja, mesmo em- presas que já foram conhecidas pela mídia de massa precisaram, durante a pandemia, se transformar numa multiplataforma digital. O tema “colaboradores” também foi pautado no Retail Trends. A CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza e o CEO da Arcos Dourados, Paulo Camargo, conversaram sobre como inspirar colaboradores. Lyana Bit- tencourt, CEO do grupo Bittencourt, falou sobre como dar voz aos cola- boradores, relembrando da fala de Carla Harris, vice-chairman do Con- selho da Morgan Stanley, que pa- lestrou na NRF 2022, argumentando que a equidade nas empresas não acontece de forma automática. Por fim, Luiza Helena Trajano, pre- sidente do conselho do Magazine Luiza, apresentou ideias sobre lide- rança, diversidade e ESG. A empre- sária defendeu que, para promover transformações, as pessoas pre- cisam, elas mesmas, buscarem as mudanças e agir. Abílio Diniz, membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil Fábio Faria, ministro das comunicações Marcos Gouvea de Souza vai levar o Retail Trends para diversas cidades do Brasil

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz