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41 embaraçosas, além de permitir que a reunião flua como o esperado. Em artigo publicado na revista Furniture World Magazine, David Benbow, dono da Mattress Retail Training Company, especializada em orientações ao varejo, comenta que a maioria dos varejistas de móveis e colchões usa reuniões para pre- parar as suas equipes para vender, e que muitos não conseguem apro- veitá-las em todo o seu potencial. “O sucesso de vendas requer uma combinação de muitas habilidades e iniciativas”, assinala o consultor, reconhecendo que reuniões de ven- das são um fórum para a discussão de vários tópicos, mas o problema: “é que nenhuma tem tempo para cobrir todos os assuntos”. Para David Benbow, lojas com ven- das agressivas e atividades promo- cionais geralmente realizam reuni- ões de vendas semanais nas manhãs de sábado. O objetivo é informar os vendedores sobre novas vendas, anúncios e promoções. “Vendedo- res desinformados tendem a ficar constrangidos quando pegos por consumidores informados. Esta é uma das principais causas de vendas perdidas”, ressalta. Cada anúncio ou promoção em cada meio deve ser discutido com todos. O ideal no caso de redes de varejo acima de 20 lojas espalhadas por várias cidades é reunir todos os times em um só lugar. “Nos tempos atuais, contudo, isso pode ser inconveniente, então, a opção é uma conexão virtual via plataformas de meeting”, sugere. David continua: “Se o tempo per- mitir, ofereça ideias sobre como a concorrência está combatendo seus anúncios. Eles estão sempre tentan- do conquistar participação de mer- cado. Ou seja, as equipes de vendas devem estar sempre atentas e infor- madas sobre a concorrência e suas Scrum – Daily Meeting (Reunião Diária) Esse tipo de reunião é muito comum em empresas que utilizam metodolo- gias ágeis (Scrum), mas também podem ser realizadas por companhias com métodos mais convencionais de trabalho. A ideia é um encontro diário que não deve durar mais de 20 minutos. Todos informam o que fizeram, o que estão fazendo, o que falta fazer e quais os obstáculos para que esta tarefa possa ser cumprida. CINCO FORMATOS MAIS COMUNS DE REUNIÃO Brainstorm – Reunião Criativa Neste modelo as empresas podem desenvolver novas ideias ou formas ino- vadoras de solucionar um problema e/ou realizar uma ação. Cada integrante do grupo dá uma ideia ou sugestão diferente. Mesmo as sugestões mais improváveis são consideradas e nada é descartado a princípio. Ideias são de- batidas e, de todo esse processo criativo, pode surgir a solução tão esperada pela empresa. Reuniões para tomadas de decisão Estas reuniões costumam envolver apenas os elos mais altos das empresas, como executivos, gestores e líderes de equipes. Aqui, as decisões definem o futuro do empreendimento, por isso, precisam ser tomadas com calma, diálogo e paciência. Podem ser encontros mais longos. Reuniões com clientes e investidores Empresas que realizam negócios de grande volume costumam receber seus clientes na sede e em suas instalações. Normalmente, o cliente é acompanhado por um funcionário para conhecer as instalações da empre- sa. Depois, sentam-se para uma reunião que pode ser breve e informal, ou mais duradoura, para fechar um negócio. É importante tratar o cliente com muita hospitalidade. Reuniões de acompanhamento e avaliação Reuniões feitas entre líderes e liderados, no qual gestores fazem contatos diretos com funcionários que chegaram há pouco tempo na empresa, para verificar o quão familiarizados já estão. Esse tipo de reunião acontece com menos frequência. Servem para dar ao colaborador um feedback sobre seu trabalho e ouvir as questões que ele pode ter em relação à empresa, a cole- gas, à liderança ou suas atividades. Fonte: Proj4me
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