MV Norte & Nordeste 29
42 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE táticas. Exemplo: quais são as novas linhas de produtos da concorrência? Começaram a comprar do mesmo fabricante com o qual você pensa- va ter um acordo de exclusividade? Quando algo novo e importante acontecer ao seu redor faça uma reunião de urgência”, enfatiza. TEMPO PARA O FEEDBACK Certifique-se de reservar um tem- po para os feedbacks após o en- cerramento da reunião para ouvir o que funcionou e o que não funcio- nou. Essa atitude pode garantir o valor de reuniões futuras. Questio- ne se receberam tempo para expor os seus argumentos, se a reunião agregou valor e atendeu às suas expectativas, o que você teria adi- cionado à agenda? Demonstre o valor de suas reuniões para suas equipes e partes interessadas em toda a organização. Ou ainda: a reunião expôs um ponto proble- mático do cliente, resultou em uma ótima ideia para um novo produto? Você conseguiu resolver um pro- blema em equipe que pode benefi- ciar toda a organização? Reunião é um mal necessário, um exercício de perda de tempo ou a arma secreta de sua organização? Para James Smart, idealizador da Session Lab, startup que orienta clientes na formatação desses en- contros, na melhor das hipóteses é uma forma de garantir que as equi- pes estejam alinhadas, que não haja obstáculos no caminho e crie um fórum aberto para diálogo e discus- são. “Na pior das hipóteses, pode frustrar e causar mais problemas do que resolver”, comenta. E questio- na: “Você pode se dar ao luxo de ter reuniões ruins que podem per- der clientes, ou causar atrito com as partes interessadas internas?” Por fim, pense nisso por um minu- to. “A ideia de que existe algo que chamamos de tempo se deve ape- nas ao fato de concordarmos com a sincronicidade de dispositivos me- cânicos e digitais que chamamos de relógios”, escreveu o escritor Larry G. Maguire em seu site. “Tempo é uma ilusão da mente, algo que construímos para tentar dar forma à nossa existência. Réguas, balanças, dicionários e placas de sinalização são a mesma coisa. O tempo é uma ferramenta conveniente, um meio pelo qual podemos nos encontrar e fazer coisas. Quando terminarmos, devemos colocá-lo de volta na cai- xa de ferramentas”, conclui. INTEGRAÇÃO DA EQUIPE MOTIVOS PARA CRIAR UMA REUNIÃO APRESENTAR NOVOS MEMBROS APRESENTAR NOVOS PROJETOS DE INCENTIVO OUVIR A OPINIÃO E SENTI- MENTO DOS PARTICIPANTES APRESENTAR MUDANÇAS ESTRUTURAIS DA EMPRESA INFORMAR PARCERIAS IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS ENTRADA DE NOVOS CLIENTES CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS SERVEM PARA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE OPINIÕES DIVERGENTES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DADOS FINANCEIROS ANÁLISE DE PROJETOS PONTOS FRACOS E FORTES Fonte: Proj4me 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz