MV Norte & Nordeste 29
50 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Quando Manetti fala sobre um tra- balho mais humanitário, ele se refere ao modo como o processo é condu- zido, no caso da Pragma, por meio de parcerias com cooperativas e as- sociações de catadores, valorizando o trabalho desses profissionais. “Nós temos contato com cooperativas de todo o Brasil, o que facilita muito esse processo de reaproveitamento. Nós vamos fazendo investimentos na estrutura de trabalho desses catado- res e prestando assessoria técnica e administrativa”, comenta. A lei pede que 22% das embalagens colocadas no mercado passem por esse processo de logística reversa. De acordo com Fabrício Soler, esse número irá subir gradativamente com o passar dos anos, por isso o fa- bricante precisa estar atento ao peso das embalagens, já que é utilizada a soma do peso de todas as embala- gens para extrair o valor que corres- ponde aos 22%. Para ficar claro, vamos dar um exem- plo: se a empresa gera 100 toneladas de embalagens por ano, ela deve dar a destinação ecologicamente correta a 22 toneladas, ou seja, os 22% do total exigidos por lei. “O que também precisa ser explica- do é que esses 22% não precisam ser exatamente das embalagens da empresa, o que permite os pro- gramas coletivos”, esclarece o CEO da Pragma, acrescentando uma ex- plicação sobre o modo como esses programas coletivos são aplicados. “Nós recebemos as demandas das empresas e somamos tudo, identifi- camos cooperativas ou associações de catadores que atuam nas mesmas regiões em que os produtos dessas empresas circulam para que eles possam realizar o processo de coleta e separação da maneira adequada, para que o certificado e os relatórios possam ser gerados”. Para comprovar que a empresa está dando uma destinação correta para as suas embalagens, é preciso de uma nota fiscal e da certificação. Quem faz a fiscalização são os ór- gãos ambientais. “Essa nota fiscal precisa ser creditada por entidades como a Central de Custódia, que dão o aval para que elas sejam entregues no plano anual de logística reversa, observando se essas notas fiscais não se contradizem”, afirma Soler. EVOLUÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL O que se pode observar agora é que houve uma evolução da sociedade em relação à conscientização am- biental. Aparentemente as pessoas e as empresas se mostram mais in- teressadas sobre os danos que estão sendo causados ao planeta e o que pode ser feito para ajudar a contro- lar isso, como a reutilização de ma- teriais e o uso de matérias-primas sustentáveis, além do cuidado com o descarte desses materiais. “Alguns anos atrás as pessoas não davam muita importância quando se falava sobre as mudanças cli- máticas, mas hoje é possível ver os efeitos disso, o que está deixando as pessoas mais atentas em relação ao que consomem, à origem dos produtos que compram... aqui no Brasil mesmo nós acompanhamos as enchentes que aconteceram no interior da Bahia e, mais recente- mente, em Minas Gerais, que mos- tram de perto os impactos das mu- danças ambientais”, observa o CEO da Pragma. Dione Manetti explica que a lei bra- sileira sobre logística reversa é mo- derna e está servindo como referên- cia para outros países. “É possível ver um movimento importante das empresas, que não querem apenas cumprir a lei, elas se preocupam Para saber mais sobre a Pragma Soluções Sustentáveis, acesse o QR Code Dione Manetti, CEO da Pragma Soluções Sustentáveis
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