MV Norte & Nordeste 29

8 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Programas sociais representam a maior contribuição para consumo, principalmente para os nordestinos, segundo análise econômica do Banco Central A capacidade de recuperação da economia da região Nordeste está intimamente ligada a dois fatores: turismo e renda social. Por seu lado, o Norte, de acordo com uma aná- lise do Banco Central foi, durante a pandemia, especialmente estimula- do pelo desempenho do comércio – cujos resultados foram superiores aos das demais regiões –, decorrente em parte do aumento da renda das famílias, favorecido pela concessão do auxílio emergencial, que atingiu 57% dos domicílios da região. Além disso, a agricultura, com alta de 5,2% na produção de grãos, e a construção civil, que totalizou geração de 9,3 mil vagas de emprego formal, impulsio- naram o resultado. “Os programas governamentais de recomposição de renda favoreceram o setor de bens, enquanto as ativida- des de serviços, sobretudo as mais registrou alta de 2,2%. Ano passado, com o Auxílio Emergencial defasado (pagava em média R$ 250,00) os três estados pesquisados pelo IBGE regis- traram queda na venda de móveis: -8,1% no Ceará, -12,5% em Pernambu- co e -9,3% na Bahia. O estudo do potencial de consumo de móveis desenvolvido pelo Intelli- gence Group desde 2001, prevê para este ano alta de 9,2% nas vendas no chamado Brasil de Cima, ou seja, as regiões Norte e Nordeste. O poten- cial alcança quase R$ 15,7 bilhões, o que representa 20% do total do País. As duas regiões concentram 37% da população brasileira. Considerando individualmente as duas regiões, o Norte apresenta proporcio- nalmente um potencial maior, conside- rando que possui 31% da população e 39% do consumo de móveis. DADOS POPULACIONAIS E NÚMEROS DO POTENCIAL DE CONSUMO DE MÓVEIS EM 2022 Região População Potencial 2022 Classe A Classe B Classe C Classe D/E Nordeste 60.962.968 11.321.362.593 1.415.170.324 4.483.259.587 4.211.546.884 1.211.385.797 Norte 18.866.962 4.369.114.863 546.139.358 1.730.169.486 1.625.310.729 467.495.290 Total 79.829.930 15.690.477.455 1.961.309.682 6.213.429.072 5.836.857.613 1.678.881.088 Fonte: Mapa de Mercado/Intelligence Group diretamente afetadas pelo distan- ciamento social, enfrentaram maior redução da demanda, com desem- penho relativamente mais positivo apenas no último trimestre do ano. Essa desigualdade setorial, aliada às especificidades das estruturas pro- dutivas e do alcance das medidas governamentais, determinou os dis- tintos resultados regionais”, diz o BC no estudo. Por isso, as expectativas para 2022 ten- dem a ser melhores na medida em que o Auxílio Brasil vai colocar a disposição das famílias mais dinheiro do que o Auxílio Emergencial adotado durante a primeira fase da pandemia. Para se ter ideia da representatividade dos programas sociais, em 2020 o es- tado da Bahia registrou alta de 18,4% no volume de venda de móveis, atrás apenas de São Paulo. E Pernambuco Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group POTENCIAL DE CONSUMO AUMENTA 9,2% COM AUXÍLIO BRASIL DE R$ 400

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