MV Norte & Nordeste 30
15 parecido ao nosso, que estava ven- dendo com Instagram, WhatsApp, Facebook. Pensei: é por aí. Ninguém na equipe sabia como lidar com es- tas ferramentas. Um a um expliquei como funcionava e a importância. Era fazer isso ou fechar as portas. Feliz- mente, deu certo”, conta. Imprimiu um toque humano nos ví- deos postados nas redes, com muita leveza, incluindo brincadeiras, danças e bom-humor. “Comecei a receber mensagens elogiosas, gente adoran- do a estratégia de levar alegria para as pessoas em plena pandemia. E aquilo deu um gás para continuar e motivar as meninas (funcionárias)”, evidencia Marcelle. “Eu mudei e as pessoas no- taram isso em mim”, comemora. SUPERANDO OBSTÁCULOS A percepção que se tem é que em to- das as casas de Nazaré há um móvel comprado na loja criada por Antonio Brito Filho. Foi a primeira na cidade a vender eletrodomésticos, seja a vista ou por meio de notas promissórias, esta, ainda hoje usada e restrita a uma parcela diminuta de clientes. Nazaré é cortada pelo rio Jaguaripe e tem um PIB ao redor de R$ 274 milhões, sen- do a metade gerada pelo comércio e serviços. A popularidade de seu Anto- nio rendeu convite para ser secretário de Planejamento do município. Nun- ca escondeu o sonho de ser prefeito, desejo que não aconteceu. Como o julgamento das pessoas se torna involuntariamente mais acen- tuado em cidades pequenas, Marcelle não teve como conter o juízo dos ou- tros. O casamento desfeito, por exem- plo, foi um deles. “Mulher separada e dona de uma loja de varejo é raro aqui”, diz, tocando em outro ponto sensível: enfrentar o assédio. “Passei por isso”, lamenta, mas não desani- mou. “Dei minha cara a tapa nas redes sociais. Era vista como desacreditada e de repente estava lá, no comando de uma loja e nas redes sociais”, fes- teja. “A dor veio para ensinar e forta- lecer”, compartilha a empresária. Ao fazer uma retrospectiva dos últi- mos cinco anos, Marcelle, 40 anos, tem quase certeza que nem seu Antonio imaginava que ela estaria hoje dando continuidade à loja que ele fundou quatro décadas atrás e inovando na questão digital. “Várias empresas aqui começaram a fazer o mesmo (marketing digital) por minha causa. Fico orgulhosa dis- so”, celebra. E a ideia de um dia ser prefeita de Nazaré? Ela se mostra reticente, mas comenta: “Ele ficaria orgulhoso”. Certamente. REDE QUERO BAHIA A Rede Quero Bahia atua no mer- cado de móveis e eletros desde 2007 com o objetivo de promover ações conjuntas diretamente com fornecedores. Entre os parcei- ros estão Herval, Notável, Nicioli, Henn, Gazin, Itatiaia e Kappesberg. Além disso, promove visitas a grandes feiras do segmento, cur- sos de marketing e treinamento de funcionários. Conta hoje com 21 associados, 14 sócios compra- dores e 48 lojas espalhadas por toda a Bahia e Ceará. A loja foi fundada em 1970 por Antonio José de Brito Filho, na cidade de Nazaré (BA) Marcelle com a equipe da loja Eletrodomésticos Nazaré, que integra a rede Quero Bahia
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz