MV Norte & Nordeste 30

41 As novas gerações também têm mos- trado um forte apelo em relação a mobilidade, ou seja, são pessoas que não pensam em construir suas vidas em um lugar só, mas que desejam po- der morar em vários lugares ao longo da vida. “Depois da pandemia, perce- bemos um comportamento diferente das pessoas. Elas não querem mais comprar um imóvel e se comprome- ter com anos de financiamento. Elas querem viver a experiência”, observa Frankel. “Hoje, a pessoa mora e tra- balha no Rio. Amanhã é transferida de cidade. A moradia acompanha a pessoa e não mais a pessoa fica imo- bilizada a uma única localidade”, con- tinua o empresário. Foi pensando em tudo isso que Fran- kel fundou a Vitacon, uma construto- ra que tem como propósito reinventar as cidades. Seus imóveis são projeta- dos para suprir as necessidades das novas gerações começando a cons- truir as cidades do futuro. A Vitacon desenvolve imóveis compactos locali- zados perto do trabalho das pessoas, permitindo que elas evitem o trânsito e ganhem mais tempo e mais quali- dade de vida. “Temos apartamentos de 10 a 200 metros quadrados, sendo o tamanho médio 36 metros quadra- dos”, conta o empreendedor. Uma década depois do nascimento da Vitacon, Frankel passou a investir também em uma plataforma chama- da Housi, onde o usuário escolhe um apartamento através do aplicativo ou do próprio site, seleciona o período de estadia, que pode variar de um dia a 36 meses, escolhe a forma de pagamento e, após a confirmação, já pode entrar na nova moradia, tudo on-line e em menos de um minuto. “Todas as unidades já vêm mobilia- das, com direito a eletrodomésticos e até enxoval de cama, mesa e ba- nho. Há também uma série de ser- viços agregados que podem ser so- licitados pelo aplicativo. A moradia do futuro resolve todos os afazeres integrando serviços e tecnologia”, destaca Frankel. Pensando em imóveis como os da Vitacon e levando em consideração as estatísticas que apontam um au- mento de 24% no número de divór- cios no Brasil (só em 2021 foram mais de 77 mil casos), a empresa argen- tina FC Home & Deco trouxe uma solução em móveis que resolve as necessidades tanto das pessoas que decidem morar sozinhas em espaços pequenos, até os casos de divórcios: a “Colección Juntos o Solos” (“Cole- ção Juntos ou Sozinhos”, em tradu- ção livre). O lançamento é composto por móveis concebidos unicamente, mas que podem ser divididos em dois sem perder suas utilidades ou estéticas. Acesse o QR Code ao lado para entender me- lhor essa proposta. Outra curiosidade sobre as cidades que estão nascen- do é que ao invés de termos carros voadores, teremos mais bicicletas nas ruas. É isso mesmo que você acabou de ler: menos carros e mais bicicletas. A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes cidades e a tendência é o aumento das ciclovias e mais pes- soas adotando o hábito de pedalar em suas rotinas. Na Holanda a cada 10 pessoas, nove usam a bicicleta como meio de transporte principal. Na Dinamarca, estima-se que 70% da população utiliza a bike diaria- mente. Na Alemanha, já são 10 mi- lhões de ciclistas pedalando diaria- mente em seus mais de 70 mil km de ciclovias. E, depois da pandemia, a adoção da bike como meio de trans- porte principal das populações ao redor do mundo cresceu ainda mais. No Brasil, a adoção da bicicleta no dia a dia dos brasileiros começou a crescer de forma exponencial nos úl- timos três anos chegando a uma fro- Alexandre Frankel, fundador da construtora Vitacon Coleção Juntos ou Sozinhos da FC Home & Deco

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz