MV Norte & Nordeste 32
36 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE SEM UMA ESTRATÉGIA, QUALQUER RESULTADO SERVE ESSA É A FASE MAIS SENSÍVEL DE UM PLANEJAMENTO E CAPAZ DE IMPEDIR QUE OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO SEJAM LEVADOS ADIANTE DE CERCA DE 80% DAS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE CRIAM ESTRATÉGIAS, APENAS 4%, EFETIVAMENTE, EXECUTAM AS AÇÕES PROPOSTAS COMPREENSÃO DO MERCADO E CONDIÇÕES PARA ENFRENTAR TEMPOS DIFÍCEIS SÃO BENEFÍCIOS PARA MUDAR DE PATAMAR DE UM JEITO MAIS FÁCIL Uma reação habitual diante de qualquer proposta de mudança é a de insegurança. É o medo do novo, e isso atinge todos os níveis hie- rárquicos de uma empresa. Nessa hora, erguem-se barreiras para que a transformação não aconteça. Essa atitude aparece de forma clara em um estudo feito pela Harvard Busi- ness Review, ao apontar que de 80% dos estabelecimentos brasileiros que criam estratégias, apenas 14% se preocupam com a sua implementa- ção e 4%, efetivamente, executam. É sabido que a esmagadora maioria das empresas adota receitas caseiras e que, mesmo por linhas tortas, elas entregam resultados. Não há como negar o mérito dos nossos empreen- dedores, mas é comprovado também que com estratégia a tarefa de mudar de patamar fica mais fácil e corre-se menos riscos. Basta que sejam cum- pridas duas condições: ser construída pela diretoria e equipe, e que haja comprometimento de ambos. Dificil- mente haverá êxito se a iniciativa par- tir exclusivamente de um dos lados. Pedro Gonçalves Júnior, diretor de negócios da Partner Consultoria, de Curitiba associa planejamento estratégico a um mapa. “Imagina viajar de Curitiba a Salvador de carro. Com planejamento você traça meios alternativos caso haja impre- vistos. A BR-101 está fechada? Posso escolher a BR-116, ou ir de barco, ou de avião, porque as opções Por Guilherme Arruda, jornalista convidado
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