MV Norte & Nordeste 32

38 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Mas não adianta ter um plano ou uma estratégia bem definida se não tiver a estrutura preparada para executar, ou mesmo, acompanhar. Esse é um ponto mais vulnerável no Brasil quando se pensa em ter um planejamento estratégico. “Somos muito bons para criar princípios estratégicos e péssimos para fazer o acompanhamento. Você motiva o público interno, mas não dá feedback e isso acaba desmotivando o grupo”, alerta Martin. A fase seguinte é o monitoramento, ou melhor, um bom acompanhamento das ações. Nada disso acon- tece se não tiver pessoas preparadas. “Essa é a chave. Caso contrário, vira um book. O trabalho de com- preensão da organização deve contar com o apoio incondicional dos líderes e envolvimento dos colabo- radores”, reforça Martin. Lidar com estratégia é lidar com incertezas. No Rally de Portugal, Michèle Mouton fez uma aposta e, certa- mente, fez os cálculos dos riscos que podia acontecer no percurso. Um desastre, por exemplo. Mas se ela estudou bem a pista e tinha total certeza do trabalho efetuado previamente, poderia tentar e se dar bem. Daí, a decisão de enfrentar as adversi- dades. “Precisamos de muitas Micheles debatendo esse tema nas empresas”, postula o consultor Martin Schulz. Pista de corrida e mercado tem si- milaridades - os concorrentes estão em permanente movimentação. Com certeza, o mercado nem sempre é o mesmo. É, sim, um ambiente dinâmico que desafia o acompanhamento das ações, pois a todo momento existe a possibilidade de encontrar um novo cenário. “O segredo é aprender com os movimentos do mercado e saber Não acontece nada sem pessoas preparadas para seguir a estratégia É um conjunto de planos, ações e metas que diz como a empresa competirá em um determinado mercado ou mercados. Leva em conta o mercado, concorrentes, ambiente de negócios e estrutura da empresa. Ajuda tomar decisões sobre previsões de longo prazo, e enfrentar a concorrência de maneira eficaz Tem flexibilidade para atender mudanças imprevistas e clareza de direção para alcançaros objetivos. VANTAGENS DE SE TER ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS ajustar a estratégia”, avisa Martin. Empresa sem estratégia é como um destino que se quer seguir sem ter um roteiro. Sabemos para onde queremos ir, mas não temos ideia de como vamos fazer isso. Ou, como a genial metáfora que o jornalista americano Gay Talese usou para descrever Frank Sinatra adoentado: “Si- natra resfriado é como Picasso sem tinta, uma Ferrari sem combustível – ou pior”. Se sua empresa está gripada este é o momento para procurar ajuda.

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