MV Norte & Nordeste 34
21 peças criadas colaborativamente por intermédio do Design Brasil + Indús- tria, programa de design integrado à indústria que é peça estratégica do Brazilian Furniture. Os resultados em negócios reali- zados na feira também impressio- nam. No total, as empresas brasilei- ras realizaram 2.183 contatos com compradores internacionais duran- te a ICFF, culminando em cerca de US$ 60,6 milhões em negócios fe- chados e projetados. Tudo isso, portanto, resultou em 3.358 contatos, sendo 87,3% deles novos parceiros comerciais, geran- do cerca de US$ 106,8 milhões em negócios imediatos ou prospecta- dos para os próximos 12 meses. feedback de quem está executando os projetos e pensando no mobiliá- rio que deve ser aplicado”, explica. Para a Ronega essa participação foi muito importante para se ajustar ao mercado americano e aumentar sua presença por lá. “Nós já vendíamos para algumas regiões do Estados Unidos, mas agora entendemos que cada um dos estados tem suas características e que devemos fazer pequenas adaptações ou ajustes nos móveis e até nos preços para conseguirmos chegar em novos públicos. Eu sempre digo que Nova York mesmo já parece um país a parte”, declara o diretor criativo. A marca cearense não fez nenhum lançamento diretamente na fei- ra, mas levou móveis de coleções novas e peças que já estavam cha- mando atenção. “Durante a feira mesmo nós vendemos 100 poltro- nas, várias pessoas passaram pelo nosso estande e sentaram nelas, experimentaram o móvel e de- monstraram satisfação”, comenta Rodrigo Laureano. “O que estamos notando e que fi- cou ainda mais evidente durante a ICFF é que o design brasileiro de mobiliário evoluiu muito e logo pode atingir o nível do italiano, di- tando tendências e não apenas as seguindo. Hoje vemos que o mer- cado brasileiro não tem valorizado tanto as empresas daqui e, por isso, marcas como a nossa estão come- çando a investir mais no mercado externo, isso fica evidente pelo nú- mero de expositores brasileiros na ICFF e em outras grandes feiras in- ternacionais do segmento”, avalia o diretor criativo da Ronega. BRASILEIROS FECHAM GRANDES NEGÓCIOS Além da cearense Ronega, outras 25 empresas brasileiras estiveram presentes emNova York peloprojeto setorial Brazilian Furniture iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A Missão Comercial NY, que aconteceu pouco antes do evento nos dias 18 e 19 de maio, teve um excelente resultado, gerando 1.185 contatos e quase US$ 46,3 milhões em negócios imediatos ou prospectados para os 12 meses seguintes. Já entre os dias 21 e 23 de maio, 13 indústrias brasileiras expuseram suas novidades e coleções em espaços es- peciais na ICFF. Além delas, outros 14 designers e 13 marcas apresentaram As poltronas da marca fizeram bastante sucesso durante o evento Projeto Brazilian Furniture levou 26 empresas para os Estados Unidos
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz