MV Norte & Nordeste 34

27 Ainda segundo Espíndola, outra orientação que pode ser repassada à equipe de vendas é uma maior ne- cessidade de detalhar funcionalida- des tecnológicas dos produtos que pessoas idosas eventualmente não estejam familiarizadas. “Creio que se a loja estiver tomando esses cuida- dos, tanto no que diz respeito à ca- pacitação da equipe quanto ao cui- dado com o ambiente para que seja confortável, seguro e agradável, cer- tamente que a possibilidade de pro- porcionar uma excelente experiência de compra para idosos será bastante facilitada”, enfatiza o varejista. Para Espíndola, as quatro palavras- -chave que precisam ser lembradas pelos varejistas na hora de atender o público 60+ são: acessibilidade, ergo- nomia, conforto e segurança. “Esses tópicos são tão importantes quanto ter bons produtos, preços competiti- vos e ótimo atendimento”, destaca o especialista. “É preciso estar atento a esses detalhes desde o projeto arqui- tetônico do salão de vendas, acres- centando áreas de descanso, acesso a banheiro, água, rampas, estaciona- mento próximo, espaçamento entre expositores e corredores, sinalização clara e fácil entendimento”, continua Espíndola, enfatizando que a própria exposição dos produtos na loja pre- cisa permitir que os idosos tenham uma proximidade e ummaior contato com os produtos. “Paciência, atenção, compreensão, empatia, conforto, acessibilidade e gentileza também são imprescindí- veis. Lembre-se que os idosos po- dem ter limitações que nem sempre são tão aparentes, como a visão ou a audição reduzidas”, alerta o espe- cialista em varejo. Segundo ele, uma boa maneira de garantir melhores experiências de compra para a po- pulação idosa é investir em treina- mento de equipe, fazer simulações, acompanhar e dar feedbacks aos co- laboradores até que essa cultura seja, de fato, desenvolvida na empresa. “Também é importante lembrar que a população está envelhecendo, ou seja, o mercado vai exigir cada vez mais estar preparado para atender de maneira adequada os clientes mais idosos que serão presença signifi- cativa na loja e que representam um enorme potencial de negócios”, enfa- tiza Espíndola. “Estar preparado para isso é, além de um comportamento ético, uma inteligência de negócios”, destaca o especialista. O empresário e mentor de vendas Dino Gueno concorda com Espín- dola sobre a necessidade de o va- rejo olhar com mais atenção para o público 60+. “Os idosos como todas as outras pessoas querem uma boa relação de custo-benefício, a dife- rença é que eles esperam um adicio- nal que seria um atendimento mais dedicado”, observa Dino. “Os clien- tes da terceira idade costumam ter mais tempo, geralmente são pessoas que gostam de conversar mais e de receber mais atenção”, comenta o mentor de vendas, explicando que isso acontece porque eles costumam Ermelino Espíndola, desenvolvedor do curso Falando de Loja Acessibilidade, ergonomia, conforto e segurança são as palavras-chave para oferecer uma boa experiência de compra para a população 60+

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