MV Norte & Nordeste 34
28 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE aproveitar esse momento como uma atividade social, onde eles podem ver gente, conviver e conversar. “As duas principais barreiras que afastam os idosos das lojas são a fal- ta de acessibilidade física (facilidade de estacionamento, rampas, banhei- ros adaptados, altura das prateleiras, tamanho dos corredores, entre ou- tros detalhes) e a barreira psicológica que pode acontecer dependendo do tipo de atendimento que o idoso re- cebe”, afirma Dino. “Se você colocar alguém impaciente, que atende rápi- do e já passa para o próximo cliente, você vai afastar os idosos da sua loja porque eles buscam um atendimen- to muito mais trabalhado, pacien- te, tranquilo e com mais conversa”, acrescenta o especialista. Outro ponto de atenção destacado por Dino é o de que os vendedores não podem formar uma ideia pre- conceituosa antes mesmo de come- çar o atendimento de um idoso. “É preciso entender como é esse clien- te, como é a vida dele, seus anseios e vontades, e como ele quer ser trata- do, sem preconceito, sem infantiliza- ção e com o máximo respeito”, refor- ça o mentor de vendas. “Nós viemos de uma cultura em que o idoso não é visto como uma figura que tem autoridade, como alguém que está numa posição de respeito e as lojas têm uma oportunidade única de mu- dar essa visão educando seus cola- boradores sobre isso”, conclui Dino. EQUILÍBRIO ENTRE DIGITALIZAÇÃO E ATENDIMENTOS “TRADICIONAIS” Na ‘era digital’ em que estamos vi- vendo é preciso lembrar de não per- der a essência dos atendimentos tra- dicionais, especialmente dentro das lojas físicas. No entanto, obter esse equilíbrio entre investir em digitali- zação e também oferecer bons aten- dimentos ‘tradicionais’ pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. “Nesse aspecto não tenho dúvidas de que o omnichannel é a solução, ou seja, a união entre o digital e o físico é que vai atender mais adequadamente às demandas de clientes”, aconselha Ermelino Espíndola. “Independentemente se o cliente for idoso ou não, a conveniência no mo- mento de compra é que vai definir o canal de vendas mais adequado, seja ele digital ou fisicamente na loja”, continua o especialista. Ainda segun- do ele, no caso da população 60+ é fundamental a preocupação em ofe- recer no digital uma interface amigá- vel, de fácil compreensão e utilização de forma a oferecer uma experiência agradável, segura e que realmente es- timule o uso desse canal de vendas. “Para que se possa atender de ma- neira equilibrada os clientes que vão ter uma preferência de canal de acesso às lojas no momento da compra, se digital ou físico, torna-se imprescindível que o lojista esteja preparado para suprir essas neces- sidades, tanto em termos de tecno- logia, quanto de recursos humanos capacitados”, finaliza Espíndola. Dino Gueno, empresário e mentor de vendas É fundamental oferecer no digital uma interface amigável e de fácil compreensão para a população 60+
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