MV Norte & Nordeste 34
32 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE No livro “On Branding”, David A. Aaker, defende a importância dos estágios de valor da marca no pro- cesso de decisão de com- pra do consumidor. Uma marca tem, no mínimo, quatro estágios de valor: 1 Valor funcional: É o produto em si, seus di- ferenciais, características, materiais, design, qualidade, durabilidade, conforto, acessibilidade, conveniência, e por aí vai. Um bom exemplo é a própria Ferrari, que tem uma motorização fantástica, atinge velocidade elevada, tem suspensão impecável, e quando o motor está ligado gera um som inconfundível. As USPs de uma certa forma sempre foram vantagens compara- tivas temporais, porque após determinado tempo os demais concorrentes copiam. ESTÁGIOS DE VALOR NA HORA DA COMPRA João Satt, estrategista, CEO do G5 2 Valor de autoexpressão: O universo do sentimento, aquilo que você sente ao ter contato, experimentar, o produto. São prazeres íntimos, pessoais, intransferíveis. Aqui começam os ditos “Pontos Únicos de Diferença”. Des- pertar esse “estado de sentir” é um grande desafio para os criadores do storytelling da marca, aqui é onde mora o perigo daquelas marcas que insistem em apostar nas fotos do produto, e colocar as pessoas como coadjuvantes. 3 Valor de autoexpressão: O reconhecimento dos “ou- tros” por você estar pilotando uma Ferrari também gera prazer, ou ter um marca de cozinha, relógio, apar- tamento de alto padrão etc. Autoexpressão é o seu pas- saporte social, o que faz você se sentir um “abençoado”. 4 Valor social: Está em fazer o bem, o propósi- to altruísta, generoso, gentil; isso também não tem comparação. Uma forma de retribuir, ou sim- plesmente fazer, a partir do atingimento de um de- terminado nível de consciência social, ambiental etc. Por João Satt EMPRESAS QUE UTILIZAM UPD APPLE – O UPD é uma de suas principais es- tratégias de marketing da Appel, destacando a experiência do usuário como seu pon- to único de diferenciação. Desde o design mi- nimalista de produtos até o suporte ao cliente, a Apple busca se diferenciar por meio da excelência em experiência do usuário. VOLVO – A fabricante sueca é conhecida por suas po- líticas de segurança automotiva avançadas, tornando a segurança de seus veículos o ponto único de diferen- ciação da marca. STARBUCKS – A Starbucks utiliza a experiência do clien- te como seu ponto único de diferenciação, criando um ambiente acolhedor e personalizado para seus clientes. O objetivo é oferecer uma experiência de compra única e vivida, fazendo com que eles voltem regularmente. NUBANK – O UPD dessa fintech é a experiência do usuário. Com seu aplicativo intuitivo e atendimento rá- pido e eficiente, o Nubank se destaca das instituições financeiras tradicionais. HAVAIANAS – A marca de sandálias tem como ponto único de diferenciação a sua identidade visual alegre e despojada, com cores vibrantes e designs diferenciados. O BOTICÁRIO – A gigante de cosméticos brasileira tem como ponto único de diferenciação o uso de in- gredientes naturais em seus produtos. Além disso, tem forte presença no varejo, com lojas em todo o país.
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