MV Norte & Nordeste 34
35 “Com relação às compras, os consu- midores brasileiros estão cada vez mais confortáveis em comprar online, o que tem impulsionado o crescimen- to do comércio eletrônico de móveis e decoração”, enfatiza Escrivano, que tem mais de oito anos de experiên- cia trabalhando com novos negócios e varejo. “No entanto, muitas pessoas ainda preferem visitar lojas físicas para ver e experimentar os produtos antes de comprar, o que torna a experiência da omnicanalidade ainda mais impor- tante para o segmento”, continua o especialista em comportamento do consumidor e tendências. Responsável por detectar mudan- ças climáticas, econômicas, sociais, comportamentais, de mobilida- de e moradia, a Spark:off Brasil, a pedido da Móveis de Valor, rea- lizou uma pesquisa para listar as principais tendências de compor- tamento dos consumidores bra- sileiros em 2023, confira o que es- tará em alta no mercado esse ano: 1. MÓVEIS FLEXÍVEIS Os brasileiros estão optando por móveis mais compactos, especial- mente para apartamentos e casas menores. Segundo Paulo Escrivano, isso se deve à mudança no estilo de vida, e às novas configurações familiares, como o morar solo. “De acordo com o IBGE, o número de la- res com um único morador cresceu 43,7% no Brasil nos últimos dez anos, além disso, dados do mercado imo- biliário mostram que lancamentos de apartamentos de ate 30m² cresceram 21% em sete anos na cidade de Sao Paulo”, destaca Escrivano. Para o especialista, que já gerenciou a área comercial da Stylus Innova- tion, uma plataforma britânica de in- teligência de dados e tendências no Brasil, esses dois movimentos têm acontecido no País em uma tentativa Paulo Escrivano, head de novos negócios da Spark:off Brasil A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais os consumidores brasileiros Créditos: Reprodução - suadecoracao.com Móveis com mais de uma função tem sido os mais desejados no mercado Créditos: Reprodução - Portal limaonagua das pessoas de organizar a vida de trabalho e a casa, gerando uma fle- xibilização dos espaços. “Móveis ver- sáteis, que se transformam de acordo com as necessidades do morador, evidenciam essa tendência”, comenta Escrivano. “Um estúdio de design bri- tânico desenvolveu um sofá em L que pode ser virado de lado para criar um espaço de trabalho à prova de som. Em uma segunda configuração, ele pode ser convertido em uma cama de casal”, exemplifica o atual head de novos negócios da Spark:off. 2. SUSTENTABILIDADE De acordo com a pesquisa realizada por Escrivano, mudanças importan- tes em relação ao meio ambiente im- pactarão profundamente o futuro do morar. Nesse sentido, soluções prag- máticas podem promover um futuro habitável. “A mudança climática e o foco na redução de desperdício são os principais eixos da discussão”, co- menta o head da Spark:off. “Criações que contemplem ideias criativas fo- cadas em moradias que melhorem o bem-estar estarão cada vez mais em alta”, continua Escrivano. Ainda segundo ele, o Google Trends registrou que a busca pelo termo ESG cresceumais de 1200%noBrasil sónos últimos dois anos. “A descarboniza-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz