MV Norte & Nordeste 34

36 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE ção das casas e a redução de des- perdícios é uma das frentes para a construção de um futuro habi- tável, que tem sido amplamente incorporado nos negócios”, ex- plica o head, acrescentando que projetos em contêineres garan- tem construções com até 90% menos pegada de carbono do que as tradicionais em alvenaria. 3. TECNOLOGIA A tecnologia também está im- Os consumidores estão buscando cada vez mais móveis que incorporem tecnologia O consumidor do pós-pandemia busca cada vez mais comprar pela internet pactando os hábitos dos brasileiros em relação aos móveis. Segundo Escrivano, cada vez mais os consumidores estão buscando móveis que incorporem tecno- logia, como carregadores USB integra- dos, iluminação inteligente e sistemas de som. “As pessoas querem uma casa que resolve problemas, não uma casa que dá trabalho. E a casa do futuro é assim: co- nectada, inteligente e esbanja eficiência energética”, exemplifica o especialista. Para o head, todas essas qualidades fa- zem com que as residências passem a ter o papel de assistentes do morador, como uma central de soluções que aju- dam o ser humano a navegar na com- plexidade da vida contemporânea. “À medida que as smart cities se aproxi- mam da realidade, dentro de casa os eletrodomésticos conectados a aplicati- vos começam a colaborar com hábitos saudáveis do morador. É o caso dos pu- rificadores que monitoram a qualidade do ar”, explica Escrivano, adicionando que a GFK aponta que 57% da popula- ção brasileira acredita que tecnologias em smart homes ganharão mais espaço e terão mais impacto sobre suas vidas nos próximos anos. 4. COMPRAS ONLINE “Os consumidores estão cada vez mais confortáveis em comprar móveis pela internet, o que tem impulsionado o crescimento do comércio eletrônico de móveis”, enfatiza o head. Também de acordo com ele, no último ano, a Mara- braz obteve um crescimento do GMV de 42% somente com o seu próprio marke- tplace. Além disso, a Móveis Esplanada, outra empresa que vem buscando so- luções para os desafios de vender pela internet, está investindo em anunciar por marketplaces e vê resultado na es- tratégia. “A disponibilidade de informa- ções online sobre móveis e decoração também tem influenciado a forma como os consumidores compram e escolhem seus móveis”, conclui.

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