MV Norte & Nordeste 34
38 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Por Gabrielly Zem, jornalista O NOVO PERFIL DO CONSUMIDOR Especialistas afirmam que a pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros de forma definitiva Pesquisas apontam que No Brasil, a compra de móveis é mais frequente por mulheres entre 25 e 34 anos Mais do que entender sobre as tendên- cias que estarão em alta no mercado moveleiro em 2023, para suprir as de- mandas e necessidades de seus clien- tes, tambémé preciso entender a fundo como é o novo perfil dos consumidores brasileiros. De acordo com o consul- tor de desenvolvimento profissional, Alex Gasparetto, a pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros de forma definitiva. “O consumidor que antes tinha o hábito de sair e consumir fora e não focava na qualidade dos pro- dutos passou a ficar muito mais tempo dentro de seu lar o que o levou a exigir mais qualidade e conforto em seus mó- veis”, explica Gasparetto, enfatizando que os consumidores pós-pandemia estão mais exigentes. “É fato também que nos últimos anos os brasileiros consumiram mais. E, além de consumir mais, também pas- saram a buscar por itens de maior valor agregado”, destaca Gasparetto. Para o especialista, havia um perfil de consumo no Brasil até 2019 que bus- cava por produtos que atendessem as necessidades do momento e, a partir de 2023, os consumidores passaram a buscar por produtos de maior qua- lidade e valor agregado. “Os móveis top de linha, que antes tinham um giro bem menor, hoje tem demanda maior”, comenta Gasparetto. Ainda segundo o consultor, no passa- do as fábricas de móveis apenas pro- duziam itens em séries para os gran- des varejistas, no entanto, agora essas fábricas começaram a abrir também lojas especializadas de móveis. “O con- sumidor hoje procura um produto de maior valor agregado, com mais beleza
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz