MV Norte & Nordeste 34
40 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE média brasileira costuma investir em itens como sofás, mesas, armários e estantes de boa qualidade e que possam ser usados por muitos anos, ao invés de comprar itens mais bara- tos e com menor durabilidade. “No entanto, isso não significa que os consumidores não estejam dispos- tos a renovar a decoração de tempos em tempos, mas sim que estão bus- cando produtos que possam ser uti- lizados por mais tempo e ofereçam maior valor pelo dinheiro investido”, explica o especialista. INFLUÊNCIA DO PODER DE COMPRA Para o economista Daniel Poit, o po- der de compra dos brasileiros vai se manter estável em 2023 e isso vai refletir diretamente nos hábitos de compra da população. “A chance desse índice crescer está na possi- bilidade do banco central reduzir os juros. Porém, mesmo que isso acon- teça, não creio que melhore a condi- ção de compra do brasileiro porque o grau de endividamento está muito elevado e as restrições aos créditos pessoais, principalmente para fins de consumo, ainda estão muito acen- tuadas”, explica Poit. Ainda de acordo com o economista, essa realidade influencia diretamente no setor moveleiro. “A questão dos juros, da renda e da restrição de crédi- tos influi no poder de compra”, reitera Poit. “Mas também tem o fato de que, passado a pandemia e retomado a cir- culação social e os encontros, muitas pessoas que fizeram investimentos em melhorias em suas casas ou adequa- ção em seus escritórios já não sentem mais a mesma necessidade, então não é um segmento que terá uma perspec- tiva de rápido crescimento esse ano”, continua o economista. Segundo ele, a saída para isso é ten- tar buscar mercado externo, espe- cialmente na América do Sul, países como Chile, Colômbia, México, Pana- má e Paraguai, que tem alguma esta- bilidade econômica nesse momento e que podem se tornar mercados atrativos para empresas brasileiras. “Outra saída é buscar alternativas de financiamento internacional. Espe- cialmente aqueles que precisam fa- zer captação de recursos para inves- timentos novos, podem apostar na busca por organismos internacionais que têm oferecido linhas de crédito com custos bastante acessíveis e ju- ros inferiores em relação aos brasilei- ros”, aconselha Poit, acrescentando que há perspectiva no médio prazo de queda na cotação tanto do dólar quanto do euro, sendo um bom mo- mento para esse tipo de operação. “A minha dica final para o empresário moveleiro é investir em tecnologia e buscar inovações que sejam obtidas através de sugestões de seus clien- tes. Procurem ouvir os consumidores, promovam eventos, oficinas e rodas de conversa para entender suas ne- cessidades e sugestões”, orienta o economista, enfatizando que, através dessa interação, certamente surgirão ideias muito enriquecedoras para o lançamento de novos produtos. Daniel Poit, economista O poder de compra dos brasileiros deve se manter estável em 2023, diz economista
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