MV Norte & Nordeste 34
41 TODA CRISE TEM SOLUÇÃO Infelizmente o setor moveleiro está com todos os ventos contra. Não somente o poder de compra do consumidor foi afetado por uma tripla associação negativa: inflação, crédito mais caro e mais escasso, mas também o efeito do “boom” de renovação da mobília ligado a pan- demia em 2022, vai perdurar por um tempo e retardar novas venda, já que se trata de bens duráveis e não essenciais. O setor imobiliário que costuma ser uma das principais alavanca de venda de móveis está em franca retração. As exportações que tiveram bons resultados em 2022, impulsionadas pelo mesmo comportamento associado a pan- demia, não devem ser uma alterna- tiva compensatória neste momen- to, já que as principais economias desenvolvidas estão entrando ou estão em pleno ciclo de aperto mo- netário. Mas toda crise tem solução, eis aqui 10 recomendações de ges- tão a ser adotadas em momentos de adversidade: 1. ADOTE A CORRETA ATITUDE: Crises devem ser enfrentadas, e para isto é fundamental que a li- derança executiva da empresa adote uma atitude de determina- ção e coragem, e que esteja aber- to para mudanças importantes. 2. REVISITE SUA ESTRATÉGIA: Estratégias são escolhas, elas devem ser simples e claras para que as equipes possam manter seu foco e saber onde canalizar suas energias. Crises costumam afetar mais negativamente times que não tem clareza sobre a direção a ser seguida. 3 . ACELERE A FORÇA DE VENDA: Pode parecer contraditório quando “o mar não está para peixe”, mas não existe empresa que não tenha oportunidades de “zonas brancas” a serem exploradas, esse é o momen- to mais do que nunca de atacá-las. 4. ELIMINE OQUE NÃO AGREGA VALOR: Empresas costumam se empolgar com iniciativas bacanas, agradáveis e futuristas. Seja pragmático e criterio- so na real agregação de valor destas. 5. NÃO DEMORE EM AJUSTAR: Um erro comum, na esperança de uma melhora do mercado, ou por resistência em destruir o que custou para construir, as empresas costu- mam manter operações com ocio- sidade. Este é o momento duro de cortar para preservar a longevidade da empresa. 6. PERSIGA A EXCELÊNCIA: A excelência do uso eficiente dos recursos deve se tornar uma ob- sessão e entrar no DNA cultural da empresa. O foco deve ser principal- mente nos fatores chaves de suces- so do setor onde a empresa atua. 7. DIVERSIFIQUE: A diversificação de produto e mer- cado permite ampliar a comple- mentaridade, e gerar a sinergia de resiliência em momentos de crise em que um mercado/produto com- pensa o outro. 8. REDUZA FRAGILIDADES: Concentração de faturamento em poucos clientes, manutenção de volume em detrimento da Alexandre Lapersonne, executivo especializa- do em reestruturação de empresas rentabilidade, e alavancagem com custo de capital caro, são algumas das principais fragilidades que precisam ser atacadas. 9. CONTINUE INVESTINDO: Recursos devem ser priorizados para reforçar o caixa, mas se tiver algum excedente, não deixe de investir em projetos que permitem aumentar a eficiência e reduzir os custos. 10. ACIONE TODAS AS ALAVANCAS: Não é desespero, mas em situações de crise é necessário usar todas as alavancas simultaneamente para extrair o máximo de valor. Deve ser organizado com cuidado para com- binar seus efeitos positivamente e saber priorizar. Alexandre Lapersonne é executivo espe- cializado em reestruturação de empresas, foi CEO da J.Serrano, é sócio-fundador da consultoria Diaphora e membro de conselho do Cisarte
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