MV Norte & Nordeste 34

49 precisam entender que manter os fun- cionários engajados traz muitos ga- nhos para a empresa. “Há um aumento de produtividade, reduz rotatividade e aumenta a satisfação. As companhias não devem negligenciar a importância do engajamento daqueles que produ- zem e que fazem, de fato, a empresa existir”, enfatiza Márcia. COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS? Apesar de ser uma tarefa desafiadora, com foco e determinação é possível conseguir engajar os funcionários da sua marca. Para Márcia Tolotti, uma das primeiras práticas que precisa ser adotada na cultura da empresa é a realização de reuniões de lançamento de produtos, projetos ou mudanças. “Também é preciso estimular os fun- cionários a darem mais suas opiniões”, continua a empreendedora, acrescen- tando que uma maneira de fazer isso é ampliando o canal de comunicação e adotando uma lógica de inovação. “Aqui é importante reiterar que a ver- dadeira inovação não se dá em um de- partamento isolado, mas em todas as áreas da empresa, que se dão desde pequenas melhorias até grandes pro- jetos”, destaca Márcia, adicionando que quando a empresa tem a inova- ção “na veia” ela estimula a coopera- ção entre setores e isso amplia o en- gajamento e as melhorias constantes dentro das organizações. Para Márcia, outro ponto importan- te para engajar os funcionários é le- var em consideração suas sugestões e ideias, mesmo que elas não sejam implementadas ou adotadas. “Eles precisam se sentir ouvidos”, reforça a psicanalista. “Também é preciso dar feedbacks genuínos e sistemáticos”, continua Márcia, afirmando que ainda há muitas empresas que não fazem o básico: dar um retorno e apontar onde os funcionários podem melhorar. “Um dos maiores anseios dos seres humanos é se sentirem pertencentes e valorizados. Quando a empresa de fato discute objetivos e expectativas individuais com os colaboradores, ela passa a fazer mais sentido para aquela pessoa e se torna um espaço de rea- lização e saúde emocional”, reforça a psicanalista. “A lealdade, a vontade de permanecer no local e a busca por prosperidade passa a ser compartilha- da quando os funcionários sentem que a empresa enxerga seus objetivos indi- viduais”, observa Márcia. COMO TORNAR O TRABALHO MAIS DESAFIADOR E INTERESSANTE Segundo a psicanalista, a primeira e mais importante diretriz para promover funções mais desafiadoras e interessan- tes dentro de uma empresa é compar- tilhar qual é o propósito da marca e do trabalho que cada um realiza. “Semsen- tido, sem sentimento. Criar sentimento e valor no propósito é o caminho dire- to para que o trabalho não seja uma tarefa simples”, explica Márcia. “Mas, infelizmente, a maioria ainda não con- segue chegar nesse patamar. Quando um funcionário se sente valorizado ele tem uma chance muito maior de tam- bém valorizar tanto a empresa quanto a tarefa e o propósito do trabalho”, conti- nua a empreendedora. Para Márcia, uma maneira eficaz de fazer os funcionários se sentirem desa- fiados é estipular recompensas, esta- belecer metas, reconhecer o empenho e os trabalhos realizados. “Essas ações mantêm funcionários motivados e em- penhados mesmo depois de anos”, reforça a psicanalista. Por fim, Márcia destaca a importância de ter uma lide- rança inspiracional dentro da empresa para conseguir estimular os colabora- dores. “É natural que haja uma resis- tência à mudanças e só quem pode quebrar isso é um líder motivador e inspirador”, conclui a psicanalista. Márcia Tolotti, empreendedora e psicanalista Estudos comprovam que aumentar o engajamento dos funcionários melhora resultados A satisfação dos colaboradores reflete na produtividade da empresa

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz