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14 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE a loja não se torna uma barreira entre o cliente e o produto e sim um ponto de experiência mais rico com a marca”, explica Felipe Gomes, head de CRO da Corebiz, empresa especialista em e-commerce. “Fazer essa integração envolve não apenas tecnologia, mas principalmente cultura, pessoas e processos”, continua o head, acrescentando que, em termos gerais, há muitas iniciativas que podem contribuir para o varejo frictionless, tais como o autoatendimento 360. “Os clientes querem cada vez mais ter autonomia para explorar, selecionar e pagar pelos produtos ou serviços de forma independente, utilizando aplicativos ou quiosques interativos no ponto de venda”, afirma Gomes. Além do autoatendimento 360, atualmente há diversas VAREJO SEM ATRITO E COM EXPERIÊNCIA DE COMPRA FLUÍDA O conceito que recebeu o nome de “frictionless retail” tem se tornado uma tendência global nas experiências de compra no varejo Com a aceleração do processo de transformação digital, pós pandemia, clientes buscam cada vez mais autonomia na hora da compra Confira dicas de como implementar uma experiência de compra mais fluída em sua loja, afim da torná-la mais competitiva no mercado O frictionless retail, conhecido em português como “varejo sem atri- to", é um conceito que envolve a eliminação de barreiras na jorna- da de compra dos consumidores tanto online quanto em lojas físicas. Apontado pelos especialistas como uma tendência cada vez mais forte no varejo mundial, as experiências de compra fluídas e que garan- tem mais autonomia aos clientes têm conquistado cada vez mais os consumidores. Ou seja, se as vare- jistas brasileiras quiserem se tornar mais competitivas elas vão precisar encontrar maneiras de trazer esse conceito para dentro de suas lojas. “É essencial garantir a integração perfeita entre as diferentes etapas do processo de compra, pois isso garante que os clientes tenham um processo rápido, eficiente, onde Por Gabrielly Zem, jornalista

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