MV Norte & Nordeste 35

16 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE móveis que forneçam informações detalhadas sobre os produtos expostos na loja, além de permitir o autoatendimento na realização de compras”, orienta Melo. Já para Maurício Morgado, consultor e professor especializado em varejo, o segredo para diminuir os atritos na experiência de compra dos clientes está nas lojas físicas conseguirem implementar sistemas que permitam que os clientes consigam visualizar como os móveis ficarão na casa dele. “Se a gente conseguisse qualquer truque de realidade virtual que aju- dasse a fazer esse planejamento, essa concepção de espaço e auxílio na decoração, facilitaria muito o proces- so de compra”, acredita o consultor. Ainda segundo ele, outra maneira de garantir uma compra fluída é disponi- bilizar o máximo de informações pos- síveis aos clientes. “Quantos metros um quarto precisa ter para comportar esse móvel? Qual distância esse móvel precisa ter da cama para conseguir abrir as gavetas? Quantos itens cabem dentro desse móvel? Se esse tipo de informação estiver disponível ao clien- te, ele poderá fazer uma compra mais autônoma sem dificuldades”, continua Morgado. Para ele, outras informa- ções importantes que precisam estar disponíveis são sobre os materiais de confecção dos móveis, sua durabilida- de e resistência. “Se essas informações forem de fácil acesso aos consumi- dores eles poderão navegar pela loja com muito mais tranquilidade”, conclui o consultor. POR ONDE COMEÇAR A MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA? Para quem já está atento à necessidade de oferecer uma experiência de compra mais fluída, mas não sabe por onde começar a aplicar as mudanças em sua loja, o sócio da 360 Varejo, Luiz Melo, aconselha que a primeira mudança seja dentro das lojas físicas, de forma que esses ambientes passem a ser bem-sinalizados, com informações claras sobre os produtos e seus preços. Outra dica importante é disponibilizar dispositivos (totens, tablets, etc) para incentivar a autonomia dos clientes na pesquisa e na compra dos itens. “No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a adoção de processos de autoatendimento, é essencial contar com funcionários disponíveis e treinados para auxiliar os clientes que desejarem suporte ou que tiverem dúvidas específicas”, orienta Melo. “A presença de vendedores qualificados e, mais do que isso, assumindo o papel de consultores que estão ali para ajudar o cliente a resolver um problema, agrega valor à experiência de compra, oferecendo orientação especializada e personalizada”, continua o empresário. “Além disso, também é importante garantir um processo de entrega eficiente, com opções de rastreamento e comunicação transparente com o cliente. A agilidade na entrega e um serviço de pós-venda ágil e eficaz também contribuem para uma experiência de compra sem atritos”, destaca Melo. Já para o head de CRO da Corebiz, Felipe Gomes, o melhor caminho para começar a oferecer uma experiência de compra fluída é explorar parcerias com empresas e plataformas de tecnologia (formato SaaS - software as a service) para otimizar processos de venda, logística, suporte e atendimento. “Também é importante rever os processos internos da empresa para Maurício Morgado, consultor e professor especializado em varejo Luiz Claudio Melo, sócio fundador da 360 Varejo

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