MV Norte & Nordeste 35
18 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE identificar gargalos, eliminar etapas desnecessárias e implementar fluxos mais eficientes que resultem em uma experiência mais rápida e conveniente”, enfatiza Gomes. “Outra possibilidade é utilizar dados coletados dos clientes e aplicar automação inteligente para ajudar a personalizar a experiência do cliente de forma escalável e sem grandes investimentos”, continua o head, acrescentando que ao eliminar barreiras e fricções, o varejista pode oferecer aos clientes conveniência, agilidade e personalização, criando uma vantagem competitiva significativa. O FUTURO DAS EXPERIÊNCIAS DE COMPRA NO VAREJO Com o processo de transformação digital se intensificando globalmente é difícil prever o futuro das lojas de varejo, mas os especialistas fazem suas apostas. Para Luiz Melo, em um futuro breve será possível ter lojas de móveis físicas com processos de autoatendimento mais robustos no Brasil. “Outra estratégia será a utilização de tecnologias como a realidade aumentada, que permite que os clientes visualizem como os móveis ficarão em seus espaços antes mesmo de efetuar a compra”, sugere o empresário, enfatizando que essa ferramenta é capaz de aumentar a confiança dos clientes diminuindo a probabilidade de retornos ou trocas. Outro palpite de Melo é que as varejistas brasileiras irão disponibilizar cada vez mais dispositivos eletrônicos que permitam que os clientes pesquisem produtos, comparem preços e visualizem diferentes opções de cores e acabamentos sem precisar da ajuda de um vendedor (como a Mobly e outras grandes varejistas já fazem). “Por fim, acredito que as lojas também vão oferecer opções de pagamento em autoatendimento ou aplicativos móveis, contribuindo para a autonomia do cliente durante o processo de compra”, continua. “Vale ressaltar que a experiência de compra fluída no varejo de móveis vai além da eliminação de atritos no processo. Também envolve a criação de um ambiente agradável e acolhedor nas lojas físicas, onde os clientes possam explorar os produtos de forma confortável”, enfatiza Melo. “Por fim, é fundamental que as lojas de móveis estejam atentas às preferências e necessidades dos consumidores, buscando constantemente aprimorar seus processos e adotar tecnologias inovadoras que estejam alinhadas com as demandas do mercado”, conclui o sócio da 360 Varejo, acrescentando que ouvir feedbacks dos clientes e acompanhar as tendências do setor são estratégias chave para garantir uma experiência de compra fluida e satisfatória. Mesmo que o autoatendimento já seja comum em outras partes do mundo, no Brasil ainda é preciso investir mais nessa prática
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