MV Norte & Nordeste 35
29 porque eles são responsáveis pelo recebimento e pela conferência de mercadorias, além de realizarem a estocagem, a separação dos pedidos, a consolidação de entregas, o compartilhamento de frete e a autoria do estoque. Outro benefício desses espaços é que, quanto mais próximos eles estiverem dos clientes, menor será o tempo de entrega das mercadorias. Além disso, no caso de empresas menores, o centro de distribuição pode ficar junto ao ponto de venda, o que pode ajudar a diminuir os gastos com tarifa de entrega por parte dos clientes que visitarem a loja pessoalmente. Rafael Biancalana, diretor da It’s Commerce, empresa especializada na representação comercial online de e-commerces de fábricas, conta que em 2023 a empresa decidiu abrir seu primeiro centro de distribuição no centro de São Paulo. Segundo ele, a decisão partiu de uma busca por melhoria nos processos logísticos da empresa. “Pensamos em questões que envolvem desde o peso, até o tamanho e os tipos de produtos comercializados por nossos clientes”, explica Biancalana. “Desta forma, concluímos que quanto menos movimentarmos as cargas, teremos menos avaria e maior agilidade”, continua o diretor. Para ele, é muito importante que as empresas pensem em ter CD’s em grandes capitais, isso porque é nelas que estão as maiores concentrações de consumo do país. “Com maior consumo e, consequentemente, maior concorrência nestes centros temos que pensar em oferecer algum diferencial para os clientes, especialmente porque estes públicos estão acostumados com agilidade de entrega”, enfatiza Biancalana, acrescentando que antes os prazos de entrega eram de dias e agora são de horas. “Sempre existiu e sempre existirá a questão de os fabricantes estarem mais próximos dos pontos onde tem maior benefício fabril (matéria-prima, mão de obra especializada, polos industriais etc.) e a proximidade com o consumidor final”, afirma o diretor. “Agora, o que precisamos pensar é na formação de um estoque avançado que atenda a demanda dos consumidores e permita que os fabricantes continuem em seu campo de atuação”, continua Biancalana, destacando que, sem dúvida, os clientes estão cada vez mais exigentes e esta tendência Rafael Biancalana, diretor da It’s Commerce Grandes varejistas brasileiras têm investido cada vez mais em centros de distribuição
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz