MV Norte & Nordeste 36

10 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE SEM INVESTIR EM GERAÇÃO DE DEMANDA, SÓ DEUS PARA NOS TIRAR DA MESMICE É importante levar em conta que as pessoas compram móveis na esperança de viver uma vida mais confortável e satisfatória A chave para o sucesso é fazer mais coisas lucrativas e para o fracasso é continuar a fazer ou tentar consertar as que não dão lucro No bolo de consumo das famílias há 20 anos, 2% eram destinados à compra de móveis, agora é só 1,5%. Perdemos 25% de participação Por Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor compram na esperança de viver uma vida mais confortável e satisfatória. Isso é o que os varejistas realmente deveriam vender, e isso se manifesta também na forma de móveis. Existem muitas maneiras de segmentar. Escolha um nicho e seja o melhor nisso. Conheça seu público ideal do ponto de vista dele – não do seu. Se você é lojista, recomendo passar pelo menos um dia por mês andando no caminhão de entrega. Saia da loja (e da fábrica) e entre nas casas de quem compra seus produtos. Nada é mais útil do que entrar nas casas das pessoas. Todo bom marketing começa com a diferenciação e a capacidade de contar sua história. Se você não consegue contar suas histórias, a diferenciação não importa. Parte disso são mensagens e parte são mídias. Não basta ter ótimos pro- É claro que o negócio de móveis não é fácil. Os cemitérios corporativos estão repletos de lápides de empresas que entraram, acreditando que lucros fáceis estavam disponíveis. Com certeza na sua região não se conta mais nos dedos de uma mão o número de indústrias que desapareceram. À medida que me aproximo do fim da minha carreira e reflito sobre mais de 40 anos de observação dessa indústria, este é o meu conselho tanto para fabricantes como para lojistas: Segmente seu mercado. Existem muitos caminhos para o sucesso, mas o caminho mais curto para o fracasso é tentar fazer tudo para todos. É mais fácil vender mais aos seus clientes do que buscar novos clientes. Vale lembrar que o objetivo principal não é comprar móveis. As pessoas

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