MV Norte & Nordeste 36

32 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE MAIS DO QUE TENDÊNCIA, CUSTOMIZAÇÃO DEVE SER O DIFERENCIAL DA EMPRESA Ditada como uma das principais tendências de consumo para os próximos anos pela NRF, maior feira global de varejo, a customização de produtos na indústria chega para ficar 75% das pessoas preferem comprar de marcas que ofereçamprodutos personalizados e 80% estão dispostas a compartilhar seus dados pessoais em troca de serviços customizados Veja soluções que indústrias moveleiras estão desenvolvendo para se adaptar a esse cenário de busca constante por produtos personalizados de acordo como perfil de cada cliente Nunca houve tanta facilidade de acesso ao conhecimento sobre produtos e inovação por parte dos consumidores como existe hoje. E esse fator tem intensificado outro processo: a busca por produtos cada vez mais customizados e experiências de compra cada vez mais personalizadas. Nesse cenário é preciso entender que chegou a hora de focar na qualidade dos produtos e deixar de lado o fator ‘preço’. Afinal, itens customizados não só aumentam a satisfação dos clientes, como também possuem um maior valor agregado, ou seja, apostar neles pode aumentar a rentabilidade das empresas. “O perfil de produtos desenvolvidos hoje em relação ao que era produzido poucos anos atrás e o acesso que o consumidor tem às informações sobre esses produtos e sobre o que tem sido produzido em mercados externos, leva a essa busca por algo diferenciado e de acordo com o perfil de cada cliente”, explica Alex Gasparetto, consultor especialista em gestão no varejo. “Em todos os nichos percebe-se uma atratividade ligada em parte ao desenvolvimento de novos produtos e, também, ao desejo por itens personalizados”, continua o especialista. Ainda segundoele, o valor percebido nesses produtos customizados é bem maior, isso porque eles trazem a sensação de posse de um objeto exclusivo. “É ‘o meu colchão’, o Por Gabrielly Zem, jornalista

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz