MV Norte & Nordeste 36

33 ‘meu estofado’ e essa sensação cria uma satisfação muito maior no cliente final”, explica Gasparetto. “Além disso, a customização de produtos está diretamente ligada a uma qualidade superior, por isso é ampliada a satisfação dos consumidores”, reforça o consultor. Gasparetto também acredita que essa não é uma tendência só do momento atual, mas sim uma busca que continuará crescendo nos próximos anos e, em breve, se tornará um modelo de consumo solidificado. “Isso vai acontecer porque o cliente quer produtos cada vez mais qualificados, afinal, ele tem acesso a informações sobre itens nacionais e internacionais em tempo real, e isso leva ele a ser cada vez mais exigente e querer cada vez mais itens personalizados”, observa o especialista. “Sem dúvida nenhuma esse é um mercado que vai crescer exponencialmente, aumentando rendas e principalmente a rentabilidade das empresas”, conclui Gasparetto. CUSTOMIZAÇÃO NA INDÚSTRIA MOVELEIRA Com o comportamento dos consumidores mudando, as empresas precisam acompanhar esse ritmo e se adaptar às novas demandas. É o que a Blum, empresa especialista em soluções em ferragens tem buscado fazer. “Há muito tempo estamos alinhados com a tendência de personalização, o que nos trouxe expertise sobre o assunto”, comenta Andreza Ferreira, arquiteta e consultora da empresa. “Em nosso portfólio de produtos, entregamos nas opções de sistemas box (gavetas com laterais em metal) a possibilidade de personalização com elemento de design”, acrescentando que as laterais possibilitam aplicação de outros materiais além do vidro e do aço, tais como pedras, porcelanatos, couro, tecidos, entre outros. “Ainda dentro da nossa linha de gavetas que oferecem essa personalização temos a Tandembox, Merivobox e a Legrabox. Nessa última, dentro do novo programa myLegrabox, elevamos a outro patamar o conceito de individualização”, comenta Andreza. Ainda sobre esse novo programa da Blum, a arquiteta explica que tudo partiu da ideia de que para cada cliente há uma necessidade diferenciada e um design adequado. Ou seja, é preciso oferecer diferentes possibilidades de personalização para ampliar o número de clientes satisfeitos. “Pensando nisso criamos possibilidades de customização dos nossos sistemas com a logomarca do fabricante, nome do cliente, brasão da família, layout ou tipografia do cliente, ou qualquer elemento de design que pode ser impresso em alto ou baixo relevo, gravação a laser, serigrafia, texturas como ferrugem nobre (Noble Rust) e até mesmo aço carbono com estampagem em 3D (Carbon Look) nas versões Special Edition”, destaca Andreza, acrescentando que são Alex Gasparetto, consultor especialista em gestão no varejo Andreza Ferreira, arquiteta e consultora da Blum Sistema Legrabox permite a gravação da marca do cliente nas gavetas

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz