MV Norte & Nordeste 36
40 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE realizar eventos próprios que atraiam público para conhecer e vivenciar a loja física é tão rico quanto uma campanha prolongada de rádio. “Sem dúvida, a mídia dará visibilidade e trará novos clientes, mas ações dirigidas fazem com que clientes elevem sua frequência de compra pela fidelização e que se tornem promotores do seu negócio na sua rede de contatos”, sentencia. Especificamente para pequenos varejistas, que não dispõem de recursos para aparecer em rede nacional, Alexandre afirma que a missão deles é participar ativamente da sua comunidade local. “Patrocine a corrida de aniversário da cidade, esteja presente na feirinha gastronômica do bairro. Torne a loja palco para encontros e debates da comunidade na qual está inserida. Isto certamente irá gerar um acolhimento por parte do público e construirá um posicionamento de pertencimento e colaborativismo local. E isto nenhuma grande rede consegue replicar com tanta personalização e intimidade”, assegura. Sobre relatos de pessoas com receio de entrar em lojas por causa dos vendedores “tubarões”, aquele tipo que envolve o cliente como se fosse uma presa e não vai saciar enquanto não atingir seu objetivo, confirma que isso existe. “Eu mesmo fujo de ambientes que se tornam hostis para consumidores curiosos ou indecisos”, admite. E acrescenta: “Costumo dizer que uma boa forma de abordar um consumidor é atuar como um ótimo garçom de churrascaria. Ele não é agressivo. Pelo contrário, se mostra muito discreto. Ele não cerca nem fica em cima de seus clientes, mas se você levanta a cabeça para procurá-lo, ele prontamente está por perto para oferecer ajuda”, exemplifica. Para ele, entrar em uma loja de móveis deve ser como visitar uma nova casa ou um novo apartamento. Precisa ser uma experiência sensorial de exploração de possibilidades infinitas. Não uma venda assistida no balcão de uma loja de ferramentas. “Os vendedores devem ser profundos conhecedores do portfólio de produtos, especialistas em decoração e acima de tudo em pessoas, para direcionar os produtos mais adequados para o perfil e intenção de cada consumidor, sem ser afoito ou invasivo”, ensina.
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