MV Norte & Nordeste 37

21 Implementando essas estratégias, você poderá não apenas reduzir a incidência de erros, mas também fortalecer seu compromisso com a qualidade e a conformidade. Na CS Consultoria, nosso objetivo é auxiliar sua empresa a fortalecer seus processos internos, assegu- rando que os padrões de qualida- de e conformidade sejam não só atendidos, mas superados. A certificação é mais do que um selo; ela reflete o compromisso da sua empresa com a qualidade e a satisfação do cliente. Entre em contato com a gente pelo e-mail camila@csconsultoria.net.br e des- cubra como podemos contribuir para o aprimoramento contínuo dos seus processos e produtos. A CHAVE PARA A QUALIDADE DE COLCHÕES No site do Observatório do Colchão percebi algo importante que preci- sa ser compartilhado. Ao analisar a lista de colchões testados me depa- rei com um panorama interessante sobre o estado atual da qualidade no setor. As não conformidades mais encontradas foram: densi- dade da espuma, teor de cinzas e dimensões incorretas. Esses problemas apontam para a necessidade de mais atenção aos ensaios de rotina, à verificação das informações na etiqueta e à inspe- ção final do produto. Embora testes como densidade, força de inden- tação e deformação permanente à compressão sejam considerados ensaios de rotina obrigatórios pelas portarias de colchões, outros aspec- tos, como o teor de cinzas, também merecem um olhar cauteloso. Sugiro que você verifique no laudo de ensaio de rotina se este teste está sendo realizado e caso não esteja, peça ao seu fornecedor que realize, para sua maior tranquilidade. Além disso, identifiquei outras não conformidades menos frequen- tes, mas igualmente importantes, como: erros na altura da letra, uso, tipo de colchão, área da etique- ta, unidade de medidas, composi- ção qualitativa e de revestimento, densidade nominal, e até a pre- sença de casca no colchão. Por que esses erros ainda ocorrem? Provavelmente pela falta de com- prometimento com os processos e a qualidade. As regras e proce- dimentos estão claros e definidos, mas a dificuldade em aplicá-los e controlá-los demonstra uma lacu- na no processo e no compromisso com os padrões estabelecidos. Para aumentar o comprometimen- to e o controle dos processos, é possível adotar uma abordagem proativa e sistemática. Vou citar al- gumas sugestões: • Realizar auditorias internas frequentes pode ajudar a identificar e corrigir falhas no processo antes que se tornem problemas maiores. • Investir no treinamento contí- nuo dos colaboradores garante que todos estejam cientes das melhores práticas e dos pa- drões de qualidade exigidos. • Implementar ou aprimorar sis- temas de gestão da qualidade, como a ISO 9001, pode propor- cionar uma estrutura robusta para o controle de qualidade e a melhoria contínua. • Encorajar uma cultura de feedback aberto e comuni- cação eficaz entre as equipes pode levar a melhorias signifi- cativas nos processos. • Aplicar tecnologia e automação para monitorar e gerenciar pro- cessos pode reduzir erros hu- manos e aumentar a eficiência. O comprometimento com a quali- dade deve começar no topo. A li- derança deve demonstrar seu com- promisso e estabelecer uma cultura de excelência. Camila Silveira é especialista em Certificações de Colchões| Conselheira Editorial do Anuário de Colchões Brasil

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