MV Norte & Nordeste 37

44 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE NRF CONSOLIDA ESCALADA DA IA A Inteligência Artificial assegurou seu inabalável e sólido avanço sobre o comércio para ajudar empresários a não perderem a confiança do consumidor Palestrantes ressaltaram a complexa dinâmica do comércio atual, evidenciando fatores como idade, tecnologia, meio ambiente, política e criatividade, cada vez mais interligados Reúna tudo o que você leu ou ouviu sobre a NRF do ano passado. Agora imagine esses mesmos temas abor- dados na edição deste ano e insira uma camada robusta de Inteligên- cia Artificial (IA). De forma simples, essa analogia expressa a presença da tecnologia na maioria das pales- tras no evento desse ano. Falou-se muito sobre tendências do varejo, conhecer melhor o consumidor, em omnicanal, em supply chain (cadeia de suprimentos) e tantos outros as- suntos. Em comum, a possibilidade de avançar e melhorar tudo isso com a IA. Com mais de 40 mil participantes, 6,2 mil marcas e representantes de 100 países, o primeiro dia da NRF 2024 quebrou recordes de parti- cipantes e definiu novos padrões para o evento. Pela primeira vez em muitos anos, pessoas tiveram que assistir palestras de pé em salas lo- tadas e em outras nas quais sequer conseguiram entrar. No primeiro dia, as apresentações se fixaram em temas como pressão inflacionária, clima, furtos e roubos, o consumidor no centro de tudo, o poder da inovação, de falar com o consumidor com propostas e valo- res. Falou-se ainda sobre o e-com- merce intuitivo, ou seja, consumi- dores online esperam muito mais da experiência do e-commerce, o que é possível esperar essa me- lhora com o uso do IA Generativo. Destaque para e-commerce do Tik- Tok, que vai gerar comportamentos novos nas plataformas, e de consu- midores que estão usando plata- formas para pagar menos. Clima, conflitos em várias regiões do mundo e economia circular pautaram a agenda do segundo dia, mas o que chamou a atenção foi o foco para as lojas físicas, com abordagens sobre como fazer para atrair a geração Z, acostumada a comprar online, em investimentos no ambiente físico, no visual, em Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz