MV Norte & Nordeste 38

56 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Matheus Ximenes, CEO da Muma continuidade de práticas susten- táveis e a inovação no design de móveis brasileiro. Mas, afinal, por que esse tipo de móvel tem crescido tanto no mer- cado? Para o CEO da Muma, a res- posta para essa pergunta envolve uma combinação de fatores. “Em primeiro lugar, há uma busca cres- cente por exclusividade e status, onde os consumidores desejam possuir peças únicas e distintas, as- sinadas por designers, como uma forma de expressar seu estilo e so- fisticação”, pontua Ximenes. “Além disso, a conscientização ambiental tem impulsionado a preferência por móveis assinados feitos com mate- riais sustentáveis e processos de produção responsáveis, atendendo à demanda por consumo conscien- te e práticas mais éticas na indústria do mobiliário”, continua o CEO. Ainda segundo ele, essa tendência tambémestá relacionada ao aumen- to do interesse por investimento e colecionismo, isso porque, muitos móveis assinados mantêm ou au- mentam seu valor ao longo do tem- po, especialmente aqueles de edi- ções limitadas ou com histórico de designers renomados. “Essa combi- nação de exclusividade, sustentabi- lidade e consumo consciente torna os móveis assinados uma escolha atraente para consumidores que buscam não apenas funcionalida- de e beleza em seus espaços, mas também uma conexão emocional e uma contribuição positiva para o meio ambiente e a sociedade”, observa Ximenes. PROCESSO ARTÍSTICO NOS MÓVEIS ASSINADOS O processo artístico por trás dos móveis assinados é uma mistura de criatividade, pesquisa e muito talento. “Tudo começa na mente do designer, onde surgem ideias que depois são transformadas em protótipos”, conta Ximenes. “Eles se dedicam a encontrar os melhores materiais e técnicas para garantir que a peça não só seja bonita, mas também funcional”, continua o CEO, acrescentando que essas peças são como obras de arte no mundo do design de interiores, combinando beleza e praticidade de uma maneira única. E, para elucidar melhor esse pro- cesso de criação de móveis assi- nados, Klivisson Campelo e Edson Martone, designers do Estúdio Galho, especialistas na produção desse tipo de móvel, contam um pouco de suas experiências pes- soais. “Nosso processo criativo é centrado em despertar emoções e memórias afetivas, especialmente relacionadas à infância, fauna, flo- ra e à cultura brasileira”, comen- ta Campelo. “Inicia-se com uma imersão nas lembranças pessoais, buscando inspiração em experiên- cias sensoriais e afetivas”, conti- nua o designer. “Buscamos inter- pretar cada referência de forma holística, mergulhando profunda- mente na essência que ela carre- ga e trazendo à tona as emoções e sensações que despertam em Cavalete/revisteiro/bar Burrego do Estúdio Galho Klivisson Campelo e Edson Martone, designers do Estúdio Galho

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz