MV Norte & Nordeste 38

57 nós e no ambiente em que a peça será inserida”, completa Campelo. Ainda segundo ele, para aprimorar esse processo criativo é preciso estar constantemente buscando ampliar o repertório visual, tátil e olfativo enriquecendo a percep- ção e a conexão com as referên- cias exploradas. Campelo também revela que a análise detalhada das referências utilizadas para desenvolver uma peça é o que realmente dita suas camadas de significados enriquecendo o processo criativo. “É preciso desafiar a percepção para capturar e traduzir a essência de cada inspiração de forma emblemática, gerando peças de mobiliário que apresentam algo além do aspecto funcional primário”, enfatiza o designer. E, para exemplificar melhor esse processo, Edson Martone, sócio de Campelo, citou a peça Burrego (ca- valete/revisteiro/bar), confeccio- nada pelo Estúdio Galho. “Esse mó- vel, por exemplo, homenageia um animal importante na vida diária e no desenvolvimento socioeco- nômico dos nordestinos, o bur- ro, também conhecido como ju- mento, que era utilizado como animal de carga e meio de trans- porte”, comenta o designer. “Já o balanço Nin, também desen- volvido pelo estúdio, faz alusão a uma habilidade arquitetônica dos pássaros tecelões que trans- formam o cenário da natureza com a inserção de leves estrutu- ras aéreas em formato de gota”, continua Martone. “Outro exemplo é a poltrona Gude que nasceu de uma nostál- gica e alegre brincadeira infantil: a bola de gude. Esferas de vidro, com tamanhos diferentes e imen- sa variedades de tipos e cores que Poltrona Gude Sofá e poltrona Aba

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