44 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE prego e na vida social das cidades de pequeno e médio porte. “O varejo físico não é apenas um canal de vendas, mas também um espaço de convivência, de vínculos e de relacionamento comunitário”, completa Sakamoto. Segundo ele, três fatores explicam por que os consumidores ainda se encantam com as lojas físicas, especialmente em datas comemorativas: 1. Segurança na compra – especialmente em vestuário e calçados, onde ver e experimentar gera mais confiança. 2. Urgência – o consumidor brasileiro costuma deixar presentes para a última hora e valoriza poder levar o produto na hora. 3. Experiência social – passear em shoppings, feiras e ruas de comércio é lazer e parte da cultura brasileira. O FÍSICO E O DIGITAL: CONCORRENTES OU COMPLEMENTARES? Se de um lado o digital cresce, de ouVAREJO FÍSICO SEGUE FIRME EM 2025, MESMO COM AVANÇO DO DIGITAL Mesmo com o crescimento acelerado do e-commerce nos últimos anos, o varejo físico continua sendo o pilar do comércio brasileiro, respondendo por cerca de 70% das vendas, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Por Natalia Concentino, jornalista Um exemplo claro da importância do varejo físico para o comércio brasileiro foi o desempenho de maio: as lojas de rua registraram alta de 1,86% no movimento de visitantes em relação ao mesmo mês de 2024, de acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed). O Dia das Mães, uma das datas mais importantes do calendário comercial, foi decisivo para esse resultado — mostrando que as datas comemorativas seguem sendo trunfo das lojas físicas. “O brasileiro valoriza a experiência presencial: ver, tocar, experimentar o produto e, principalmente, confiar no atendimento. Mesmo após a pandemia, quando as compras online cresceram, essa é uma questão cultural que reflete a pluralidade do nosso mercado”, explica Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL. MAIS QUE VENDAS: PAPEL SOCIAL E CULTURAL Além da movimentação econômica, as lojas físicas têm peso relevante no em-
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz